BARRA MANSA
Um servidor público municipal de Barra Mansa foi preso por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de recursos dos Fundos de Assistência Social. A prisão foi informada pela prefeitura nesta terça-feira. O homem, cuja identidade não foi divulgada oficialmente, foi conduzido à 90ª Delegacia de Polícia (DP).
Concursado há 13 anos, o servidor exercia cargo de confiança nos últimos cinco anos e é investigado pelo crime de peculato. O prejuízo inicialmente estimado é de cerca de R$ 8 milhões, mas, conforme informações extraoficiais, o valor pode ultrapassar R$ 13 milhões. A investigação segue em andamento para apurar possível coautoria e outros crimes relacionados.
O caso já havia sido divulgado pela prefeitura no dia 2 de dezembro, quando a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Joseane Ricarte, e o secretário de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira, estiveram na 90ª DP para registrar um boletim de ocorrência contra o servidor.
Os desvios foram identificados após uma auditoria interna, que apontou inconsistências financeiras e comprovou irregularidades nas movimentações bancárias. Toda a documentação foi encaminhada à Polícia Civil, que instaurou procedimento investigativo. Paralelamente, foram abertos processos administrativo e criminal.
De acordo com informações obtidas pelo jornal A VOZ DA CIDADE, o servidor confessou os crimes durante o curso da investigação. Ele relatou que realizava transferências via PIX a partir de contas bancárias da prefeitura, direcionando os valores, em diversas ocasiões, para contas pessoais e também para contas de empresas cadastradas como prestadoras de serviço. Para ocultar os desvios, inseria no sistema informatizado da Prefeitura dados falsos, incluindo extratos bancários adulterados.
Conforme os depoimentos colhidos e a própria confissão, ficou demonstrado que o servidor, desviava recursos públicos por meio de transferências bancárias irregulares. Ainda segundo a Polícia Civil, o investigado se apresentou espontaneamente à delegacia e admitiu a prática criminosa.
Diante da gravidade dos fatos, foi realizada uma reunião de alinhamento com o Ministério Público, na qual ficou definido que a primeira fase das investigações teria como foco principal o crime de peculato e a conduta do investigado.
No dia 12 de dezembro, a 90ª DP, por meio do delegado titular Marcus Montez, representou pela decretação da prisão preventiva do servidor, além de outras medidas cautelares. O pedido foi acolhido pelo Ministério Público, que ofereceu denúncia em 18 de dezembro. Na mesma data, o juiz da Comarca de Barra Mansa deferiu a prisão preventiva e autorizou medidas cautelares de natureza probatória, como mandados de busca e apreensão. As diligências foram programadas para serem cumpridas em operação policial realizada nesta sexta-feira, dia 19.