VOLTA REDONDA
Com o objetivo de priorizar essa modalidade de transporte, além de melhorar a fluidez do trânsito, diminuindo o tempo dos trajetos, a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), iniciou no último final de semana a implantação de faixas seletivas para o transporte coletivo no bairro Aterrado.
A ação faz parte do plano de implantação de faixas seletivas no município, que integra a estruturação das principais de fluxo de coletivo da cidade. O objetivo é priorizar essa modalidade de transporte, além de melhorar a fluidez do trânsito, diminuindo o tempo dos trajetos.
O primeiro trecho a receber a pintura foi na Avenida Lucas Evangelista e toda a Rua Luiz Alves Pereira, totalizando cerca de 500 metros de faixa. O projeto prevê também a implantação da faixa seletiva na Avenida Paulo de Frontin.
NOVO URBANISMO
São projetos que fazem parte do novo urbanismo, onde o transporte coletivo deve ter prioridade sobre o veículo particular. Existe toda uma intervenção que tem que caminhar junta com as intervenções nos ônibus e nas empresas. Queremos oferecer um trânsito com mais mobilidade, mais eficiente e seguro para toda a população, explicou o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Rogério Loureiro.
A implantação de faixa seletiva já aconteceu na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, e na Avenida dos Trabalhadores. Também consta como prevista no projeto, a pintura de uma grande faixa seletiva, ligando os bairros Ponte Alta e Jardim Amália, totalizando aproximadamente quilômetros de faixa seletiva.