VOLTA REDONDA
Já está em funcionamento na Estácio Volta Redonda, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), que presta assistência gratuita a pessoas com renda mensal de até dois salários-mínimos. Os atendimentos ocorrem na universidade, localizada na Rua 24, n° 236, Vila Santa Cecília, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h.
Entre os serviços oferecidos gratuitamente estão orientação jurídica, atualização de procuração, requerimento de benefícios, conciliação e mediação, retificação de registro civil, elaboração de contratos, minutas e termos. Para agendar um atendimento ou obter mais informações é necessário entrar em contato com o NPJ pelo número (24) 99312-9502 (Whatsapp). “Este é um trabalho que visa oferecer suporte jurídico acessível e de qualidade à comunidade, contribuindo para o fortalecimento dos direitos e garantias dos cidadãos. Neste primeiro momento, o NPJ contará com serviços pré-processuais e de orientações, mas a intenção é ampliá-los futuramente”, o advogado e professor orientador do NPJ da Estácio Volta Redonda, Jordan Reis.
Com uma equipe composta por alunos e professores do curso de Direito da Estácio Volta Redonda, o NPJ funciona não só como suporte jurídico de qualidade à população, mas também contribui para a formação profissional dos estudantes, como garante a coordenadora do curso de Direito do campus, Sheila Santos. “O objetivo do NPJ vai além da prestação gratuita de assistência jurídica. Procuramos também formar profissionais comprometidos com o acesso à Justiça a pessoas economicamente hipossuficientes. Esta é uma iniciativa que beneficia não só a população, mas também enriquece a formação acadêmica dos universitários envolvidos, proporcionando a eles a experiência prática e ativa do conteúdo teórico visto em sala de aula. É um compromisso da Estácio com a responsabilidade social e também com a educação jurídica de excelência”, reforça a coordenadora.