Serra do Eme mantém fluxo de veículos em sistema ‘siga e pare’ nesta sexta-feira em Resende

0

RESENDE
O fluxo de veículos pela RJ-161 conhecida como Serra do Eme terá o controle de agentes da Guarda Municipal nesta sexta-feira, dia 16 com o sistema ‘Siga e Pare’. No fim de semana não haverá intervenção.
O governo municipal concluiu hoje o período de três dias de fluxo de veículos com controle de horários específicos, o que possibilitou que as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Rural avançassem ainda mais nos reparos do pavimento. Porém, a Prefeitura de Resende entende que há a necessidade de ampliar novos trechos da estrada, o que vai prorrogar o cronograma de controle no sistema de trânsito pela rodovia na próxima semana. Segundo a Prefeitura, a Serra do Eme terá trânsito controlado de segunda (19) até quinta-feira (22), mantendo o horário entre 8 e 11 horas de 13 às17 horas. Na sexta-feira, dia 23, novamente será adotado o sistema ‘Siga e Pare’.
A RJ-161 é o único acesso à região turística do distrito de Visconde de Mauá e também aos bairros de Itatiaia, como Maringá, Maromba, Vale do Pavão e Cruzes. Desde o dia 5 a RJ-163 (Estrada Parque), está interditada aguardando obras de recuperação pelo Governo do Estado após danos no pavimento, provocados pelas chuvas. A previsão é que os reparos, quando iniciados, sejam realizados no prazo de 180 dias. Com recursos escassos e aguardando projetos, o Departamento de Estrada de Rodagem (DER) aguarda também que verbas federais do Ministério da Integração auxiliem na obra – ainda sem previsão.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Alberto Werneck, que coordena as ações das equipes e máquinas na estrada, o serviço na RJ-161 precisa ser prorrogado. “Não concluímos o trabalho na estrada neste primeiro cronograma. Vamos manter o horário extraordinário. Avançamos bastante no serviço. Há mais ou menos um mês realizamos melhorias na Serra do Eme aplicando todos os requisitos técnicos necessários. Agora, temos uma base mais sólida, apesar de a queda de barreira ter sido intensa e o índice pluviométrico elevado”, explica Werneck que utiliza uma motoniveladora, duas pás-carregadeiras, uma escavadeira hidráulica, uma retroescavadeira e quatro caminhões. “Cada máquina conta com um operador, temos o gerente de obras, diretor do departamento de infraestrutura e o gerente de apoio além do pessoal de oficina nos resguardando no serviço na serra”, ressalta o secretário.
COLETIVOS
Com a alteração do cronograma de fluxo de veículos na RJ-161, o transporte coletivo para Visconde de Mauá terá os seguintes horários pela linha 320 Mauá-Resende, da Viação São Miguel: de segunda a sexta-feira saída de Resende – 11h e 19h; saída de Mauá – 6h e 17h. Nas sextas e sábados: saída de Visconde de Mauá – 6h, 10h30min e 17h; saída de Resende – 8h30min, 13h40min e 19h. Aos domingos e feriados: saída de Visconde de Mauá: 6h e 17h; saída de Resende – 8h e 19h.

Deixe um Comentário