VOLTA REDONDA
Candidato a vereador pela primeira vez, Sérgio Cotrim Loureiro de 21 anos, visitou o Grupo Pançardes de Comunicação nesta semana para apresentar suas propostas de campanha. Ele aposta no investimento na educação, focando no desenvolvimento desde os primeiros anos escolares até a inserção no mercado de trabalho, implementando programas que facilitem essas transições, e na promoção de um maior número de mulheres em cargos não tradicionais.
Estudante de Administração, Cotrim contou que recebeu o convite para concorrer deste ano do atual prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto. “Crescendo aqui e amando Volta Redonda, sinto o dever de entrar na política. O prefeito Neto, acompanhando meus projetos sociais e minhas causas, fez o convite, e me senti muito honrado com isso, além de considerar que veio na hora certa. Tenho 21 anos, acho que estou pronto para fazer história, e era o momento certo para me candidatar a vereador”, afirmou.
Conhecido como Serginho, ele começou a trabalhar aos 16 anos na Transporte Excelsior, empresa de sua família. Cotrim defende a ampliação das oportunidades de emprego para jovens e a importância do primeiro emprego para o desenvolvimento econômico. “Como jovem, entendo as dores, principalmente de um jovem que acabou de se formar. Acho que uma bandeira que eu quero levar é a questão do primeiro emprego. Hoje, lá na empresa, a gente ajuda muito nessa questão do jovem aprendiz, que é o primeiro emprego do jovem, e é uma coisa que faz um diferencial, é muito bom. O jovem já tendo o primeiro emprego, então, eu vou trabalhar muito nisso, porque, por ser universitário, com essas dores, sei que é difícil, você, que acaba de se formar, conseguir o seu primeiro emprego”, explicou.
Cotrim também revelou seus planos caso seja eleito. Entre as propostas está um projeto de lei para capacitar mulheres nas categorias de direção D e E, com o objetivo de “encorajar cada vez mais mulheres a assumir o volante”. A ideia veio de um projeto existente na Transporte Excelsior, chamado Escolinha de Motoristas, onde motoristas recém-habilitados passam seis meses aprendendo a profissão, onde o número de mulheres participantes vem aumentando.
Outro projeto é a oferta de reforço escolar para crianças com dificuldades de aprendizado. De acordo com Sérgio, o projeto já tem mostrado resultados positivos e o próximo passo é implementá-lo na rede municipal.
“A ideia é utilizar os contraturnos para não interferir no horário das aulas regulares. Teríamos professores capacitados especificamente para o reforço, que seriam diferentes dos professores que ministram as aulas normais. Focaríamos em crianças que estão na fase de alfabetização, ou seja, a partir de quatro ou cinco anos. Algumas crianças aprendem mais rápido e outras mais devagar, e essas últimas precisam de uma atenção redobrada”, detalhou o candidato.