PORTO REAL
O prefeito Alexandre Serfiotis inaugura nesta segunda-feira, dia 8, o Centro de Capacitação e Inovação de Porto Real (CECAPI REAL), primeira Escola de Formação Profissional do município. A unidade está localizada na Rua Helena Alegrete, 239, no bairro Jardim Real, e a cerimônia de abertura contará com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), da montadora Stellantis e autoridades locais. O evento terá início às 15 horas, e, a partir das 17 horas, o centro estará aberto ao público.
O CECAPI REAL é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Real, a Firjan, o Senai e a Stellantis, reunindo esforços para integrar educação, geração de emprego e desenvolvimento social.

Serfiotis contou com a parceria da Firjan/Senai e Stellantis visando a formação e inserção no mercado – Divulgação PMPR
Segundo Serfiotis, a iniciativa visa oferecer formação profissional, inovação e novas oportunidades para a população, conectando Porto Real ao futuro do mercado de trabalho. “Construímos, junto a parceiros como a Firjan/Senai e a Stellantis, um espaço que vai transformar a vida de muitas pessoas. O CECAPI REAL surge como uma importante iniciativa para capacitar profissionais, promover inovação e fortalecer a economia local, oferecendo oportunidades concretas de qualificação e empregabilidade para a população de Porto Real”, disse.
O projeto prevê a oferta de 160 vagas gratuitas em cursos de qualificação voltados ao setor industrial. A Firjan/Senai ficará responsável pela estrutura pedagógica e pelos instrutores, enquanto a Stellantis fornecerá os equipamentos e contribuirá com sua expertise na área de produção industrial. Os primeiros cursos disponíveis serão de assistente de controle de qualidade, assistente operacional de logística e almoxarife, totalizando 60 vagas. Outras 100 vagas serão destinadas ao curso de operador industrial multiprofissional, com foco direto na linha de produção da Stellantis. “Ao concluir o treinamento, os alunos poderão ser integrados à equipe da montadora, ampliando suas chances de inserção no mercado de trabalho formal”, complementou o chefe do Executivo.