PORTO REAL
O prefeito Alexandre Serfiotis, confirmou nesta quarta-feira, dia 27, o apoio institucional ao projeto que prevê a criação da Escola Intercultural Brasil-Itália no município. O anúncio ocorreu após reunião realizada no Palácio 5 de Novembro, na tarde de terça-feira, dia 26, quando o gestor recebeu a orientadora educacional do Colégio Estadual República Italiana, Bianca Almeida.
No ofício encaminhado à Secretaria Estadual de Educação, a Prefeitura ressalta a forte identidade cultural de Porto Real, marcada pela imigração italiana, e destaca que o projeto representa um grande interesse público e social, assegurando o que a Constituição Federal garante quanto ao pleno exercício dos direitos culturais e ao acesso às fontes da cultura nacional.
De acordo com o documento, a implantação da Escola Intercultural trará benefícios como: preservação e difusão da memória histórica ítalo-brasileira; fortalecimento dos laços diplomáticos e culturais entre Brasil e Itália e ampliação das oportunidades educacionais, com foco no ensino de línguas e na formação cidadã voltada à diversidade cultural.
A Prefeitura de Porto Real também se colocou à disposição para colaborar em todas as fases de implementação do projeto, que será desenvolvido no Colégio Estadual República Italiana.
Para Serfiotis, a iniciativa consolida a busca por uma educação pública de qualidade, inclusiva e promotora da diversidade. “É fundamental que os órgãos públicos apoiem projetos que contribuam para a formação plena dos cidadãos, preparando-os para uma sociedade que vive a pluralidade e a globalização. É com prazer que a Prefeitura presta o apoio institucional a esse projeto de grande apelo educacional”, declarou o prefeito.