Senai Resende forma moradores de condomínios em cursos profissionalizantes

0

RESENDE

A próxima sexta-feira, dia 19, os 55 moradores dos Condomínios Tulipa e Gardênia, localizados no Parque Minas Gerais serão diplomados pela conclusão de cursos profissionalizantes oferecidos através de uma parceria entre a Prefeitura de Resende, a Caixa Econômica Federal e o Senai. A cerimônia está marcada para as 9 horas, no auditório do Senai, no bairro Jardim Jalisco.

Os moradores beneficiados adquiriram os imóveis pelo projeto “Minha Casa, Minha Vida”, dentro da faixa de renda mais baixa do programa. Diante disso, foram habilitados a participarem do Projeto de Trabalho Técnico e Social, desenvolvido pela Caixa Econômica em parceria com prefeituras de cidades que abriguem este tipo de empreendimento imobiliário. Os alunos também estão inscritos no Cadastro Único mantido pelo governo federal.

Os alunos terão os currículos encaminhados para inserção no mercado de trabalho

Os alunos tiveram duas opções de cursos: foram 15 vagas para pintura e 40 para elétrica automotiva. As aulas começaram em abril e aconteceram de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde. De acordo com a coordenadora do Cras (Centro de Referência à Assistência Social), Cátia Fonseca, a aceitação do curso pelos alunos pode ser medida pela frequência. “A aceitação foi ótima, não tivemos qualquer desistência por parte dos alunos e todos tiveram 100% de presença. Estes cursos foram montados pensando na realidade de nossa região. As montadoras sentem falta desta mão de obra qualificada”, destaca.

O objetivo é permitir que os moradores do programa habitacional sejam melhor preparados para disputar uma vaga no mercado de trabalho. Com renda garantida, os populares conseguem manter os imóveis em melhores condições e melhoram a qualidade de vida do bairro de uma maneira geral. Neste sentido, a coordenadora do Cras ainda preparou uma nova ação. Uma consultoria de Recursos Humanos vai pegar os currículos de todos os formandos para encaminhamento ao mercado de trabalho.

A iniciativa de capacitação foi uma parceria entre o governo municipal, Senai e CEF

SAÚDE, SOCIAL E EDUCAÇÃO

Os Condomínios Tulipa e Gardênia ficam localizados no Parque Minas Gerais e após a inauguração houve um processo natural de aumento na demanda por serviços públicos na região, que recebeu 600 novas famílias. No entanto, por quase três anos os moradores ficaram abandonados e somente a partir de 2017 foi feito um planejamento para adequar a situação.

A atual gestão da Prefeitura de Resende já iniciou a construção de um posto de saúde para atender a população local. Enquanto as obras estão em andamento, os serviços serão oferecidos em uma unidade provisória, montada em um contêiner. Da mesma maneira, o governo inaugurou um Cras (Centro de Referência à Assistência Social) para atender a população.

A prefeitura também já inaugurou na mesma região a Creche Hilda da Conceição Mateus Inácio, que ofereceu vagas para moradores do Parque Minas Gerais, Morada da Barra e Barra III. A unidade evita o deslocamento das crianças e familiares para outros bairros.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !