Firjan Senai promove cursos profissionalizantes em Resende

0

RESENDE

Através de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Resende, a Caixa Econômica Federal e o Senai, os moradores dos condomínios Gardênia e Tulipa, ambos vinculados ao programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, situados no Parque Minas Gerais, região das Barras, começaram na segunda-feira, dia 8, as aulas de cursos profissionalizantes de Pintura e Elétrica Automotiva. Foram disponibilizadas 55 vagas para os participantes vinculados aos imóveis do Minha Casa, Minha Vida, dentro da faixa de renda mais baixa do programa.

A aula inaugural aconteceu na sede do Firjan Senai Resende, situado no bairro Jardim Jalisco, mesmo local que abrigará os cursos, com duração prevista para três meses. Ao final da jornada, os alunos receberão certificados e estarão aptos a ingressarem no mercado de trabalho. São 15 vagas para Pintura em aulas matutinas e outras 40 vagas para Elétrica, que estão divididas em metade para o turno da manhã e metade para o horário vespertino.

Os cursos chegam a Resende a partir do Projeto de Trabalho Técnico e Social desenvolvido pela Caixa Econômica Federal em parceria com prefeituras de cidades que abriguem condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida, na faixa de zero a três salários mínimos e inscritos no Cadastro Único, mantido pelo governo federal. O objetivo é permitir que os moradores do programa habitacional sejam melhores preparados para disputar uma vaga no mercado de trabalho. Com renda garantida, os populares conseguem manter os imóveis em melhores condições e melhoram a qualidade de vida do bairro de uma maneira geral.

Os condomínios ficam localizados no Parque Minas Gerais e após a inauguração houve um processo natural de aumento na demanda por serviços públicos na região, que recebeu 600 novas famílias. No entanto, por quase três anos os moradores ficaram abandonados e somente a partir de 2017 foi feito um planejamento para adequar a situação.