Senai auxilia empresários em busca de solução inovadora

0

SUL FLUMINENSE

Os empresários que buscam soluções inovadoras e criativas para aperfeiçoar o tempo e a produção podem se recorrer ao “Projeto Integrador Firjan Senai + Empresas”, obtendo respaldo dos alunos da Firjan Senai. A intenção é que os estudantes coloquem em prática seus conhecimentos, entrem em contato com a realidade das empresas e se preparem ainda mais para o mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, as empresas poderão usufruir de uma inovação com o potencial para beneficiar a indústria, além de ajudarem a formar profissionais ainda mais completos. O projeto é aberto a todas as empresas fluminenses, basta realizar cadastro no site www.firjansenai.com.br/projetointegrador.

O programa começou em 2015, em Nova Friburgo, e desde então é aperfeiçoado. Nos últimos três anos foi expandido em todo o estado do Rio. Segundo Claudio Tangari, vice-presidente da Firjan e presidente do Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e do Material Elétrico de Nova Friburgo (Sindmetal), houve ganho para os alunos que se envolvem na resolução de problemas do mundo real, colocando em prática os ensinamentos teóricos recebidos. Eles desenvolvem experiências e protótipos num ambiente de FabLab, interagindo com o seu cliente. Durante o trabalho selecionado através do cadastro, os estudantes visitam a empresa para tirar dúvidas e aperfeiçoar o seu projeto. Ao final, apresentam protótipos para a necessidade da empresa.

SOLUÇÕES REALIZADAS 

Em 2018, a empresa de soluções em biotecnologia Biosolvit, em Volta Redonda, cadastrou o seu desafio e recebeu dos alunos o projeto Molde PX. Tendo em vista o aumento na demanda do xaxim de fibra de palmeira, o co-fundador e diretor comercial Wagner Martins constatou a necessidade de desenvolver uma máquina que ampliasse a produção do mesmo. E a solução encontrada pelos alunos, mirando a otimização de tempo e a ampliação da produção, foi montar uma prensa hidropneumática capaz de realizar a adaptação de fibras de palmeira em xaxim com somente uma prensagem. “Tínhamos uma ideia de máquina industrial, mas não tínhamos o corpo técnico para desenhá-la e validá-la, muito menos capital para o mesmo. Já estamos no processo final de construção deste maquinário. A Biosolvit vai patenteá-lo e colocar alunos e técnicos como inventores deste projeto”, informou Martins.

Outro exemplo, a Peugeot Citroën do Brasil aprimorou a montagem de peças dos automóveis. Ao se cadastrar no projeto, a empresa encontrou soluções para proteção dos equipamentos através da impressão em 3D de materiais mais resistentes. “Essa parceria auxilia muito a indústria. Às vezes, estamos tão habituados ao processo que nos falta visão. Com a ajuda dos alunos, descobrimos novas alternativas para nossos problemas”, destaca Vanderlei Mac Inter, supervisor de Formação e Treinamento da Peugeot Citroën do Brasil.

O Projeto Integrador Firjan SENAI + Empresas recebe inscrições ao longo de todo o ano. Os desafios enviados até 13 de agosto podem ser selecionados para desenvolvimento ainda em 2019, os demais em 2020.

Deixe um Comentário