ESTADO
Acontece entre os próximos dias 2 e 4 de agosto, terça e quinta-feira, o seminário em que vai debater quais as perspectivas e os principais desafios da democracia no país. O evento, que terá como tema ‘Democracia Em Foco’ é uma realização da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), visando as eleições que vão decidir os rumos do Brasil nos próximos quatro anos.
A Superintendência da Curadoria do Palácio Tiradentes, vinculada à Subdiretoria de Cultura da Alerj, irá promover o evento que contará com ciclo de debates e sessão de cineclube com o documentário ‘Vocação do Poder’. Durante os três dias, especialistas, intelectuais e cineastas estarão abordando a trajetória do governo representativo no país, com ênfase na questão partidária, no relacionamento entre os poderes Executivo e Legislativo, e nas políticas públicas.
PARTE DAS ATIVIDADES DO PALÁCIO TIRADENTES
Segundo a superintendente da Curadoria de Cultura da Alerj, Maria Lúcia Jardim, o seminário faz parte das atividades do Palácio Tiradentes, que está sendo adaptado para ser transformado em Casa da Democracia Brasileira. Informou ainda que o projeto Casa da Democracia tem como principal desafio trabalhar a ressignificação da evolução da Construção Democrática e da História Republicana no país desde o período imperial até os dias atuais. “E este desafio significa trabalhar a ressignificação da evolução da Construção Democrática e da História Republicana”, disse.
Maria Lúcia lembrou ainda que, tendo o Palácio Tiradentes como uma grande referência e protagonista desta história, trata-se de promover o acesso da população às principais fontes de conhecimento guardadas na memória nacional que fazem parte dos ideais de construção da democracia. “Nesse contexto, o Palácio Tiradentes desempenhou um papel relevante na construção de um Brasil politicamente independente e sustentável”, explicou a pesquisadora.
PROJETO CASA DA DEMOCRACIA
Ainda de acordo com a coordenadora, o evento percorre os principais temas presentes no Projeto Casa da Democracia, com a história contada a partir dos momentos e marcos de passagem do tempo, informando as mudanças sociais que impulsionaram as mudanças institucionais. “Ao longo da nossa história, as ideias republicanas e democráticas nascem de movimentos sociais e da força política da sociedade. Neste sentido, o seminário procurará debater o papel dos governos, dos partidos políticos, das instituições e de políticas públicas na história da democracia no país, com foco no direito que surge e se consolida no interior da sociedade”, explicou.
De acordo com a programação do evento, nos dias 2 e 3, as atividades acontecem no auditório do 21º andar da sede da Alerj, na Rua da Ajuda 5, Centro, e no dia 4, no auditório 318 da sede da FGV, Praia de Botafogo 190, no Flamengo. A participação é gratuita e estará aberta ao público. Mais informações podem ser obtidas pelo link: https://cpdoc.fgv.br/eventos/democracia-em-foco.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Dia 2 de agosto
Abertura (às 10h): FGV e ALERJ
Mesa 1 (às 10h30): Governo representativo no Brasil: do Império à Era Vargas
Palestrantes:
– Miriam Dolhnikoff (USP): O governo representativo no Brasil Imperial
– Marly Motta (FGV): Primeira República (1889-1930): uma certa gramática política
– Paolo Ricci (USP): Partidos e competição política durante a Era Vargas (1933-1934)
– Mediador: Marco Aurélio Vannucchi (FGV) – Mesa 2 (às 15h): Partidos e sistemas partidários no Brasil
Palestrantes:
– Marieta de Moraes Ferreira (FGV): A fusão do Rio de Janeiro: efeitos sobre os arranjos político-partidários fluminenses
– Jairo Nicolau (FGV): Partidos e eleições no Brasil do pós-1988
– Clara Maria de Oliveira Araújo (UERJ): Baixa representação de mulheres no legislativo brasileiro e a relação com sistemas partidários e eleitoral
– Mediadora: Jaqueline Zulini (FGV)
Dia 3 de agosto
Mesa 3 (às 10h30): Instituições políticas e relações Executivo-Legislativo no Brasil
Palestrantes:
– Ladislau Dowbor (PUC-SP): A crise econômica brasileira
– Fernando Limongi (FGV): Os Poderes no presidencialismo de coalizão
– Margarida Lacombe Camargo (UFRJ): Judicialização da política no Brasil pós-1988
– Mediador: Américo Freire (FGV) – Mesa 4 (às 15h): Capacidade Estatal e Políticas Públicas
Palestrantes:
Daniela Campello (FGV): Crise democrática e desmantelamento do Estado
– Celia Kerstenetzky (UFRJ): O desafio da desigualdade e as políticas públicas no Brasil
– Sérgio Praça (FGV): Autonomia burocrática no Brasil
– Mediador: Jimmy Medeiros (FGV)
Dia 4 de agosto
Sessão Cineclube (às 17h30): ‘Democracia em Foco’
Exibição do documentário ‘Vocação do Poder’, seguida de debate com os diretores Eduardo Escorel e José Joffily, na FGV (Praia de Botafogo, 190 – Auditório 318).
Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.