SUL FLUMINENSE/ESTADO
Estão abertas as inscrições para participar do SeminaRio – seminário sobre “Boas Práticas na Governança Pública”, que acontecerá nos dias 11 e 12 de abril, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio de Janeiro. O evento gratuito tem como objetivo compartilhar as práticas de administração pública que são referência em várias regiões do país. A iniciativa é uma realização da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Integração Metropolitana e do Projeto Integra Rio, com Orlando Thomé & Consultores Associados. As vagas são limitadas.
Segundo Orlando Thomé, o seminário tem como um de seus objetivos mapear problemas e propor soluções integradas, através de políticas públicas. “Queremos mostrar ações bem sucedidas na gestão pública em governos municipais e estaduais, que sirvam como exemplo e que possam ajudar a resolver situações que interferem no dia a dia da vida dos habitantes, não apenas da cidade do Rio, mas em todo Estado”, disse.
Com três painéis em cada dia, serão debatidos os temas: “Educação Básica”, “Mobilidade Urbana”, “Integração Metropolitana”, “Meio Ambiente e Clima”, “Assistência Social – políticas públicas para a população em situação de rua”, e “Cultura na Periferia e no Interior”.
No painel “Educação Básica – desafios e perspectivas”, por exemplo, está confirmada a presença de Maurício Holanda, que é atualmente secretário nacional de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) do MEC e foi secretário de Educação do Estado do Ceará. Também estará presente para o debate o secretário de Educação de Recife/PE, Fred Amâncio. Os dois compartilharão as experiências que permitiram aos Estados ocuparem sucessivamente as primeiras posições no ranking do IDEB do Brasil.
“Esse tema será mediado por Ricardo Henriques, que é superintendente executivo do Instituto Unibanco, foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação, atuou como secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social e coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. Em todas as mesas nós teremos um especialista na área para levantar o que será debatido durante o encontro e os gestores para falarem sobre o tema. Com esse painel, por exemplo, será possível conhecermos as experiências exitosas dos Estados do Ceará e Pernambuco”, explicou.
Orlando reforça ainda que o seminário será uma oportunidade, não só para gestores públicos, lideranças comunitárias, dirigentes de organizações da sociedade civil, mas também para estudantes e interessados na pauta de gestão pública, de se envolverem e aprenderem sobre o tema. “Não há restrição de públicos. No Sul Fluminense, por exemplo, seria muito importante que os gestores públicos participassem do seminário para entenderem o que foi realizado nesses estados, e usarem o que pode ser aproveitado para aplicar na gestão das prefeituras municipais”, finalizou.
Como participar?
Para participar do seminário basta preencher o formulário através do link: https://tinyurl.com/seminariorj. As vagas são limitadas! Aqueles que quiserem saber mais informações sobre o evento podem acessar as redes sociais: Instagram – @ seminariorj ou Facebook – Semina Rio.