Semana será marcada por chuva forte e volumosa em toda região

0

SUL FLUMINENSE

“Essa semana começa com bastante sol ainda, calor e pancadas de chuva tanto na segunda-feira quanto na terça-feira, pois o ar vai estar quente e úmido. Essas combinações vão favorecer a formação de nuvens de temporais que podem provocar chuva de forma isolada, porém, forte. Onde cair ela pode provocar transtornos, pois ela pode ser volumosa causando alagamentos pontuais, acompanhada de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em alguns pontos”. O aviso foi feito no domingo, dia 10, pela equipe de observadores meteorológicos do Centro de Monitoramento Climático Fluminense.

Ainda segundo eles, a temperatura fica bem alta nesses dois primeiros dias da semana. “Na segunda-feira, a temperatura passa dos 35 graus em todo o estado do Rio, podendo beirar os 39 graus no grande Rio. Na terça-feira o estado entra em condição de calor pré-frontal, sistema que aquece o ar nas adjacências e direção do deslocamento de uma frente fria, por isso na terça-feira a cidade do Rio pode beirar novamente os 40 graus”, comentaram os observadores na página do centro, no Facebook.

QUARTA-FEIRA

“Na quarta-feira, uma forte frente fria chega ao estado do Rio, é aí que as coisas começam a ficar preocupantes. Segundo os meteorologistas, todo o estado do Rio voltará a ter chuva forte e volumosa. O deslocamento desse sistema será lento, fazendo com que a chuva seja persistente, podendo chegar acompanhada de raios e fortes rajadas de vento em algumas localidades, principalmente na Costa Verde e Grande Rio, regiões que ainda estão se recuperando das fortes chuvas da semana passada.
Com o tempo mais fechado e chuvoso as temperaturas voltam a diminuir, mas nada de frio, apenas um alivio no calorão”, informaram.

QUINTA-FEIRA

A quinta-feira promete ser bem chuvosa em todo o estado. Chuva variando principalmente entre fraca e moderada intensidade, que dura por várias horas acumulando grandes volumes, a mudança na direção dos ventos faz com que as temperaturas diminuam mais no estado, o ar polar dessa frente fria começa a soprar do oceano em direção ao estado. Esse ar mais frio e úmido também contribuem para alimentar as áreas de instabilidade.

SEXTA-FEIRA E FINAL DE SEMANA

Assim que a massa de ar polar se afastar da costa do Sudeste um sistema de baixa pressão se forma logo em seguida no litoral do Sudeste. Esse sistema vai continuar alimentando as áreas de instabilidades sobre o estado. São esperados novamente grandes volumes de chuva, que devem ser distribuídos de fraca, moderada e forte intensidade.

“De forma geral será uma semana muito preocupante, pois são esperados pelo menos até 200mm em algumas áreas do estado, ultrapassando a média mensal em áreas onde já choveu o dobre para o mês, toda essa chuva pode provocar enchentes e deslizamentos de terra em áreas de risco, a população deverá ficar muito atenta”, disse o grupo, em nota.

ZCAS ou ZCOU?

Todos esses sistemas no litoral do Sudeste devem contribuir para a formação de um só, explicando de uma forma mais “grosseira”.
Podemos ter uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) ou uma ZOU (Zona de Convergência de Umidade), ambas provocam muita chuva sobre o estado do RJ, pois elas transportam mais umidade da amazônia em nossa direção, essa canalização de umidade ajuda a potencializar esses sistemas que citamos a cima.

Essa previsão pode sofrer mudanças ao longo da semana, por isso é importante ficar ligado nas atualizações e alertas dos meteorologistas.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !