BARRA MANSA
A programação da Semana Nacional do Trânsito teve início em Barra Mansa nesta quinta-feira, dia 18, com uma caminhada educativa pelas avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite, no centro da cidade. A atividade foi coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, por meio do Programa de Educação no Trânsito (PET) e teve como objetivo reforçar a importância do respeito às normas de circulação e convivência no trânsito.
O tema da campanha deste ano é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, que reforça a importância da atenção no trânsito e alerta para os perigos do excesso de velocidade. Além da caminhada de abertura, a Semana Nacional do Trânsito – de 18 a 25 de setembro – contará com blitzes educativas em pontos estratégicos da cidade e palestras em escolas e empresas, ampliando o alcance das ações de conscientização.
O secretário de Ordem Pública, Daniel Abreu, destacou a importância do envolvimento de diferentes públicos nas ações educativas. “Estamos trabalhando para chamar a atenção de condutores e pedestres sobre a necessidade de respeitar as sinalizações e manter a atenção nas vias. A segurança de todos depende desse cuidado, principalmente com pedestres, motociclistas e ciclistas. Essa campanha é um alerta para salvar vidas”, afirmou.
O coordenador do PET, Elizeu Garcia, reforçou o papel da Guarda Municipal na construção de um trânsito mais seguro. “As ações educativas são parte fundamental do nosso trabalho, que vai além da fiscalização. Durante o ano realizamos blitz educativas, palestras em escolas e empresas parceiras, sempre buscando reduzir acidentes, sinistros e mortes no trânsito”, explicou.
Participaram da caminhada alunos das escolas municipais Prefeito Leonísio Sócrates Batista e Comendador Geraldo Ozório Rodrigues, além da Escola A Casinha Feliz. A Banda Marcial do Projeto Música nas Escolas animou o percurso, que seguiu do Restaurante Popular até a Praça da Matriz. Também estiveram presentes os atiradores do Tiro de Guerra e representantes da Guarda Municipa










