BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou a programação para a semana mundial da amamentação, que começa nesta quinta-feira, dia 1º, e vai até o dia 7. O objetivo é realizar ações buscando desmistificar e promover a amamentação, com foco no aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. O tema deste ano é “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para futuro”. A ação faz parte do Agosto Dourado, mês que integra a luta pelo incentivo à amamentação. A cor está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
A programação conta com atividades de orientação em todas as unidades de saúde do município e um seminário no dia 07, quarta-feira, no Parque Natural de Saudade. A palestra abordará a importância do aleitamento materno para mães e bebês.
A coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), Jilliane Resende, ressaltou a relevância da semana para a amamentação. “A iniciativa é importante, pois dentro destes benefícios estão englobadas situações para o bebê e para a mãe. É um momento de amor e conexão entre os dois, em uma atividade que previne diversas doenças para a criança, além de proteger a mãe de cânceres. É um alimento natural, rico em nutrientes e gratuito”, enfatizou.
A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define o tema a ser explorado, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas.
No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso país e pela elaboração e distribuição de informativos.