Semana dos Povos Indígenas terá exposição fotográfica online

0

VOLTA REDONDA

Na semana dos Povos Indígenas será realizada, para os alunos e professores das escolas municipais Paraíba e Carlos Sarkis de Volta Redonda e público em geral a Exposição Fotográfica Online “Os Povos Indígenas no Brasil”, que é inspirada no período em que o Curador Sergio Vieira viveu na Amazônia coordenando a implantação das escolas indígenas nas aldeias, através do Convênio ELETRONORTE/FUNAI – PROGRAMA PARAKANÃ.

Essa exposição fotográfica mostra o dia a dia dos indígenas em suas aldeias, nas suas manifestações culturais, de produção (plantio de roças, caça, pesca, etc.) e servirá de mote para a atualização/discussão a respeito da questão indígena sob os aspectos: sociocultural, socioeconômico e socioambiental.

A exposição mostra também como a escola indígena, que priorizou as tradições culturais, foi fundamental para a sobrevivência da etnia Parakanã.

As imagens estarão hospedadas na plataforma Youtube e serão compartilhadas com os estudantes sob o acompanhamento de professores, que estarão contextualizando os seguintes temas junto aos alunos:

– os indígenas e a colonização do Brasil

– impactos históricos e ambientais sobre as culturas indígenas

– trajetória dos povos indígenas no Brasil

– situação atual dos povos indígenas no Brasil

– perspectivas para o futuro dos povos indígenas no Brasil

– esclarecimento de dúvidas, perguntas, sugestões, etc.

Sobre o Curador

Sergio Vieira é compositor, violonista, cantor e produtor cultural. Viveu na Amazônia durante cinco anos coordenando um projeto sociocultural junto ao povo indígena Parakanã. Vem desenvolvendo projetos sobre a cultura indígena em diversas instituições brasileiras e está finalizando dois livros sobre esse tema, além de um CD com músicas feitas em parceria com os indígenas, que escreveram as letras (poemas) no próprio dialeto. Prepara-se também para o lançamento do documentário curta-metragem “Awaeté Parakanã, o Povo de Verdade” sobre a sua experiência junto aos indígenas.

Deixe um Comentário