Semana do Microempreendedor Individual começa na terça-feira em Quatis

0

QUATIS

A Prefeitura, por meio da secretaria de Trabalho e Renda do município, com apoio do Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae-RJ); da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), promovem, nesta terça-feira e quarta-feira, a Semana do Microempreendedor Individual (MEI). A programação prevê ainda oficinas e palestras, que serão promovidas no auditório da prefeitura e na sala destinada ao aprendizado teórico do Programa Produtor Mirim. As atividades serão realizadas até o dia 17. O evento acontece na Praça Teixeira Brandão, no Centro da cidade.

Nesta terça e quarta-feira o atendimento na Praça Teixeira Brandão acontecerá de 9 às 16 horas. Entre outras informações, os técnicos vão orientar os microempreendedores individuais ou moradores interessados em se cadastrar neste programa sobre os procedimentos necessários para abertura e funcionamento do MEI, e os deveres e direitos sociais que este segmento deve colocar em prática, entre os quais, o recolhimento de ISS (Imposto Sobre Serviços) e de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias), além da contribuição previdenciária junto ao INSS, que garante aos microempreendedores a contagem de tempo para aposentadoria. “Neste mutirão previsto para a Praça Teixeira Brandão, estaremos ainda prestando todas as informações sobre a concessão de linhas de créditos disponibilizadas pela prefeitura e a AGERIO aos que já estão cadastrados no MEI e aos pequenos e médios empresários, no sentido de incrementar a economia do nosso Município. No final do mês passado, o prefeito Bruno de Souza assinou um termo de cooperação com a Agência estadual de Fomento prevendo a liberação destas linhas de financiamentos”, disse o secretário municipal de Trabalho e Renda, Vinícius Lima, lembrando que, atualmente, a Prefeitura conta com mais de 650 microempreendedores cadastrados no município.

Já as oficinas e palestras previstas para o auditório do Centro Administrativo da Prefeitura acontecerão nos dias 15, de 9 às 13 horas com o ema da oficina vai ser “Sei Vender”. No dia 17, de 9 às 13 horas, a oficina abordará o tema “Sei Controlar Meu Dinheiro”. Nesta mesma data e no mesmo local, haverá às 19 horas uma palestra empresarial denominada “Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer”.

A programação do dia 16 marca outra palestra, desta vez sobre o tema “Boas escolhas na vida garantem uma boa oportunidade no mercado”. Este encontro será promovido às 10 e 15 horas, na sala do Programa Produtor Mirim, que se localiza no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro da cidade.

GERAÇÃO DE RENDA

O secretário de Trabalho e Renda da Prefeitura, Vinícius Lima, destaca a prioridade que as ações voltadas à geração de renda passaram a ter desde a primeira gestão do prefeito Bruno de Souza(MDB).

O Programa MEI é uma das iniciativas principais neste sentido. Podem ser classificados como integrantes deste programa os microempreendedores cujas atividades tenham rendimento bruto anual de até R$ 60 mil, desde que o titular não seja sócio ou dono de qualquer outro empreendimento. “Levando-se em conta o número atual de microempreendedores cadastrados pela administração municipal, que passa de 650, podemos calcular que mais de 2.500 moradores de Quatis sobrevivem graças a esta iniciativa, entendendo que cada família é formada por pelo menos quatro pessoas. A participação de todos os microempreendedores na Semana do MEI é mais do que importante: ela é necessária, pois os eventos programados representarão uma oportunidade única no sentido de aumentar a lucratividade e aprimorar a eficiência das mercadorias e dos serviços oferecidos à população”, explica Lima.

Deixe um Comentário