Semana do Capoeirista é fechada com homenagens

0

A Semana do Capoeirista foi fechada na última semana com uma cerimônia especial de comemoração pela data realizada no CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, Centro. A ação foi feita pelo Centro Esportivo de Capoeira Quarto Crescente, em parceria com a Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir). Foram entregues placas de homenagens do projeto “Barra Mansa Viva Seus Mestres”, que tem como objetivo resgatar a memória e cultura da capoeira através das lembranças e dos trabalhos de grandes mestres precursores da atividade no município. Cinco pessoas foram homenageadas. Cerca de 150 pessoas participaram de cerimônia.

Foram realizados ainda o batizado, roda de capoeira solene e festiva – onde os alunos recebem a primeira corda e os demais alunos podem passar para graduações superiores.

Dentre os presentes estavam a vice-prefeita, Fátima Lima; o gerente da Gepir, Walmiro Fabiano Júnior; a presidente do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Comuppir), Silvana Carvalho; além de diversas associações e grupos de capoeira.

Cinco foram os homenageados: Mestre Henrique, um dos responsáveis por trazer a cultura da capoeira para a região de Barra Mansa, Barra do Piraí e Volta Redonda na década de 60; Mestres Vinicius e Gomes; Mestres Vinte Um e Guilé, que se destacaram na década de 90 sendo os pioneiros no ensino da capoeira nas escolas municipais de Barra Mansa. Também foram feitas homenagens póstumas aos Mestres de Honra, Branco e Lima.

Fátima Lima, destacou o apoio do prefeito Rodrigo Drable na condução de políticas públicas de promoção da igualdade racial. “Desde o início da gestão, o prefeito tem prestado apoio incondicional às ações da Gepir, nos dando livre acesso para que o município avance cada vez mais nessa questão. O resgate da memória é fundamental para construímos um presente e futuro consolidados, sem esquecer o passado”, afirmou.

Para o gerente da Gepir, Walmiro Fabiano Júnior, foi um evento para condecorar os mestres que, de uma forma vanguarda, trouxeram uma cultura rica e diversificada. “A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é uma atividade que traz à memória a força e talento do povo negro. Acredito que nesse evento foi dado mais um passo em prol da igualdade racial em Barra Mansa, por isso me sinto feliz em participar de um projeto que agradece os mestres responsáveis pela implantação da capoeira na região Sul Fluminense”, destacou.

A idealização do projeto “Barra Mansa Viva Seus Mestres foi do mestre de capoeira Lindinalvo Natividade, que pertence ao grupo Quarto Crescente e pelos contramestres Evandro Alves e Rodrigo Guedes. “A ideia surgiu pela necessidade de resgatar a memória da cultura da capoeira na região. Como Barra Mansa está bem estruturado e já tínhamos os nomes dos homenageados, começamos por aqui. Nosso intuito é que esse projeto seja replicado nas cidades vizinhas”, explicou Lindinalvo.

Deixe um Comentário