Semana de Trânsito será aberta neste sábado no Parque Tobogã

0

RESENDE

Uma vasta programação foi elaborada para os sete dias de realização da Semana do Trânsito que terá sua abertura oficial neste sábado, às 10h30min, no Parque Tobogã, na Vila Julieta, durante as atividades do Programa Tobogã + Esporte e Lazer. Já na abertura, será realizada a premiação dos três primeiros colocados no concurso de cartazes e maquetes sobre o evento. O concurso, dividido em duas categorias, envolveu 16 escolas municipais e dezenas de alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. A programação da Semana do Trânsito segue até o próximo dia 25.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Educação para o Trânsito (DET), Ana Lúcia Abranches, o primeiro colocado na categoria “Maquete” receberá uma bicicleta; o segundo um capacete e uma blusa para ciclismo; e o terceiro uma mochila. Já os vencedores da categoria “Cartazes” receberão como prêmio uma bicicleta (primeiro lugar); capacete e luvas para bike (segundo colocado) e dois vales no valor de R$ 60 (terceiro lugar). “Além disso, estaremos distribuindo brindes e realizando o sorteio de uma bicicleta entre todos os estudantes que participaram do concurso, com exceção dos vencedores”, explica a coordenadora.

Atividades recreativas e saúde

Paralela a abertura da Semana do Trânsito, acontece mais uma edição do programa Tobogã + Esporte e Lazer que contará com duas aulas de zumba e treinamento funcional, 9 e às 11 horas. Também haverá serviços gratuitos de aferição de pressão arterial, sob a coordenação da Cruz Vermelha. A programação conta ainda com apresentação dos escoteiros do Guia Lopes; participação da Associação dos Ciclistas da Região das Agulhas Negras (ACRAN) com exposição de fotos, distribuição de folhetos e demonstração de bicicletas; além de todas as atividades recreativas já tradicionais do programa, como mini-tênis, mini-basquete, tênis de mesa, futebol de botão, xadrez, dama e dominó.

Semana Municipal

A Semana do Trânsito, que já era um evento nacional, passou a ser municipal este ano com a aprovação da Lei 3.300/2017, proposta pelo vereador Reginaldo Engenheiro Passos. As atividades comemorativas à data tiveram início no último dia 5, quando foi realizada no Batalhão da Guarda Municipal a apresentação do carro elétrico da Nissan, que utiliza tecnologia limpa, sem emissão de gases.

Confira a programação completa da Semana: No dia 18, de 9 às 12 horas, haverá a distribuição de folhetos com a participação dos alunos do programa Gente Eficiente, voluntários da empresa DHL e da Associação dos Ciclistas, com apoio da Guarda Municipal, na Av. Saturnino Braga (em frente ao Resende Shopping) e na Av. Gustavo Jardim (em frente à rodoviária). No dia 19, de 8 às 11 horas, palestra sobre Sinalização no Colégio Estadual Engenheiro Passos, voltada para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, com apoio do Instituto Nissan. Dia 20, de 9 às 11 horas e de 14 às 17 horas, exposição de um simulador de trânsito, que pode ser conhecido por alunos e visitantes. Às 9h15min e às 14h30min haverá palestra da ACRAN sobre Mobilidade Urbana, com ênfase no ciclismo. As atividades serão realizadas no Espaço Z.

No dia 21, das 8 às 11 horas, palestra sobre Orientação e Segurança no Trânsito na Escola Municipal Augusto de Carvalho, voltada para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, com apoio do Instituto Nissan. No dia 22, de 9 às 17 horas, distribuição de folhetos com a participação dos alunos do projeto Guarda Aprendiz, com apoio da Guarda Municipal, na Av. Coronel Mendes. Às 17 horas, palestra com o tema “Carro sob Controle”, com o especialista César Urnhani, do programa Auto Esporte, na Câmara Municipal. Já às 19h30min, tem passeio ciclístico comemorativo ao Dia Mundial Sem Carro, com largada da Faculdade Dom Bosco. Finalizando a programação, no dia 25, de 9 às 11h30min e de 14 às 17 horas, acontece a palestra sobre Sinalização voltada para os integrantes do projeto Guarda Aprendiz, no Batalhão da Guarda Municipal, na Liberdade, com apoio do Instituto Nissan.

SEMANA EM BARRA MANSA

A partir de segunda-feira, a Prefeitura de Barra Mansa, através do Programa de Educação de Trânsito (PET) da Guarda Municipal, realiza diversas atividades para lembrar a  Semana Nacional do Trânsito. O cronograma contará com atividades programadas até o dia 25, quando será realizada a premiação do Concurso Cultural de Educação de Trânsito.

A partir das 9 horas, a Banda Marcial fará uma apresentação na Avenida Domingos Mariano. Às 9h30min, será a abertura oficial da semana na Praça da Matriz, Centro, com entrega de panfletos pelos agentes do PET, com orientações educacionais.

Na terça-feira, acontece o Seminário Sul Fluminense de Trânsito, das 9 ás 16h30min, no auditório do Sest/Senat. No dia 20, a Praça das Nações Unidas, no bairro Ano Bom, servirá de palco para uma campanha educativa da Guarda Municipal, a partir das 14h30min. No dia 25, encerrando a semana, também no Sest/Senat, será a entrega dos prêmios do 3º Concurso Cultural de Educação de Trânsito, a partir das 9 horas, aos alunos do Projeto Sala do Trânsito.  Os estudantes da rede municipal participaram com desenhos (educação infantil ao 1º ano de escolaridade),  redação (2º ao 6º ano) e também de maquete (7º ao 9º ano).

EM VOLTA REDONDA

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana e da Guarda Municipal, vai participar a partir de segunda-feira, dia 18, da Semana Nacional do Trânsito, que acontece até o dia 25. O evento é promovido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o tema desse ano será‘”Minha escolha faz a diferença no trânsito”. A secretaria realizará diversas atividades como palestras e blitz no trânsito, do dia 18 até o dia 22. A primeira ação acontecerá na Escola Municipal Dr. João Paulo Pio de Abreu, no Retiro, onde os alunos assistirão a palestras sobre cuidados no trânsito.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !