Semana da Primavera é aberta em Volta Redonda com atividades na Pedreira da Voldac

0

VOLTA REDONDA
A Semana da Primavera será celerada em Volta Redonda com atividades socioambientais articuladas pela Equipe Ambiental do Movimento Pela Ética na Política (MEP), na Pedreira da Voldac, entre hoje, dia 20, e quinta-feira, 22. O objetivo dos ambientalistas é dar continuidade ao projeto de proteção e recuperação do imponente maciço rochoso e o entorno, localizado no bairro Voldac.
De acordo com os ambientalistas, a rica biodiversidade da fauna e flora da Pedreira Voldac, desativada no final da década de 1970 favorece incrementos científicos, de lazer e de contemplação, combinados com atividades socioeducativas. Ressaltaram ainda que, a caracterização oficial do espaço ambiental como Área Protegida ou Unidade de Conservação (UC), já protocolado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) em 2021, além da criação de plano de contingência de prevenção às queimadas têm sido importantes proposições perseguidas pelo Movimento.
AGENDA SOCIOEDUCACIONAL
Na manhã desta terça-feira, Dia da Árvore, e na quarta-feira, 21, a partir das 8 horas, início da Primavera, a Trilha Educacional com estudantes do Ensino Fundamental e Médio, anos finais. Para quinta-feira, dia 22, novas ações estão marcadas para às 8 horas. Os dois grupos que estão participando das ações, cerca de 100 pessoas, foram previamente credenciados.
SEGURANÇA E APOIO
No intuito de garantir total segurança dos estudantes, professores das instituições de ensino envolvidas, guias ligados ao MEP e membros da Associação de Moradores do Bairro Voldac, estarão presentes nas atividades que encerram na quinta-feira. A SMMA também foi informada e convidada para o evento.
O ecológo e coordenador da Equipe Socioambiental do MEP, professor Fernando Pinto, esteve presente na abertura das comemorações. Destacou a importância da área da pedreira para os moradores da redondeza e demais localidades da cidade. Para ele, a Pedreira da Voldac é uma área ambiental necessária que deve ser mantida e cuidada tanto pelo poder público quanto pela população em geral.
Apoiam as ações da Semana da Primavera o historiador José Luzia, o biólogo Clener Castro, o ex-morador do bairro Voldac, José Nogueira, Driely do curso técnico do Meio Ambiente, além de membros da Equipe Socioambiental do MEP e Cesar Henrique da Associação de Moradores do bairro Voldac, e agora também a Associação de Moradores do bairro Pinto da Serra.

 

Deixe um Comentário