Semana da Diversidade foi encerrada ontem em Barra Mansa

0

A Fundação Cultura Barra Mansa encerrou ontem, a Semana da Diversidade. O evento que teve início na segunda-feira, dia 12, teve como objetivo discutir as temáticas de gênero, diversidade sexual, relações étnico-racial, inclusão e acessibilidade.

De acordo com o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, o intuito do projeto foi promover um espaço de sensibilização e difusão de temas sociais que precisam ser debatidos. “As causas sociais ligadas à inclusão, diversidade, o reconhecimento de nossa cultura e à cidadania local”, ressaltou Bravo, lembrando que a Semana da Diversidade compõe o Calendário Cultural de Barra Mansa, e está previsto pelo Sistema Municipal de Cultura e regulamentado na Lei n° 4.602/2016.

O fechamento das atividades contou com exibição do documentário “Bicha Preta” produzido pelo jornalista barra-mansense Thiago Rocha, que aborda os aspectos socioculturais que auxiliam na marginalização da negritude, especificamente em relação ao indivíduo homossexual. Ao falar do documentário, o jornalista citou sua contribuição para o tema. “O documentário contribui  para a discussão sobre o tema relatando a diversidade de expressões e lutas dentro de um mesmo movimento, trazendo a público novas reflexões e deixando marcado na história, vivências antes nunca documentadas”, afirmou o jornalista.

Exposição Raízes Afro-brasileiras 

A exposição de obras Raízes Afro-brasileiras, idealizada pelo Mestre Cláudio faz parte Semana da Diversidade, mas continuará exposta até sexta-feira, dia 23. O artista buscou inspiração na cultura afro-brasileira para retratar a cultura de diversas formas. Os visitantes poderão conferir as obras na Biblioteca Adelaide Franco de 8 às 17 horas, no Palácio Barão de Guapy, próximo à Câmara Municipal, no Centro de Barra Mansa.

Deixe um Comentário