Semana começa com mudanças radicais no tempo

0

SUL FLUMINENSE

A semana vai começar com mudanças radicais no tempo em todo o Estado do Rio de Janeiro e o frio volta a aparecer, ainda que por pouco tempo. Segundo os meteorologistas, uma nova frente fria vai avançar nesta terça-feira, principalmente no Sul Fluminense e o litoral. Em alguns pontos isolados há risco de pancadas de chuva forte com trovoadas. Ontem à noite a chuva já havia atingido a cidade de Barra Mansa.

Segundo o observador meteorológico Rafael Bellan, do Centro de Monitoramento Climático Fluminense (CMCF), a partir de hoje, com o tempo bastante fechado, a temperatura cai bastante, e volta a fazer frio no estado, mas a partir de amanhã o tempo já abre. “O sol volta a brilhar, mas com a presença do ar polar as manhãs serão frias e as tarde variando entre fresco a abafado”, contou.

Rafael explica ainda a previsão sazonal para o mês de setembro, outubro e novembro. “O mês de setembro deve ser de temperaturas acima da média e a chuva também abaixo da média em boa parte do estado. Apenas algumas áreas do centro-norte fluminense podem registrar chuva dentro da normalidade e no restante do estado, as pancadas de chuva retornam, podendo ser fortes, porém ainda muito isoladas”, disse Bellan, explicando que sobre o frio, ele ainda não foi embora de vez. “Neste mês ainda vamos ter a passagem de algumas frentes frias pelo estado que vão ajudar baixar as temperaturas, mas nada de frio extremo igual nos meses anteriores, isso já era”, antecipou o observador meteorológico.

Rafael conta ainda que no mês de outubro o frio tende a diminuir muito mais e o predomínio será de dias mais quentes. “Mas nada de calor extremo ou histórico, se passar da média não será muita coisa, as pancadas de chuva típicas da Primavera começam a pipocar pelo estado, mas ainda de forma isolada, mas podendo ser bem fortes onde cair”, justificou.

Finalizando, Rafael Bellan explica que no mês de novembro já teremos algumas mudanças. “O frio deve ir embora de vez, dando lugar ao calor típico dessa época do ano, que pode ficar um pouco acima da média, mas nada alarmante. E segundo os modelos meteorológicos, a chuva começa a se normalizar, vindo de forma mais abrangente ao estado, chuva essa que deve começar a reabastecer os reservatórios não só do estado do Rio, mas dos demais estados do Sudeste”, finalizou, lembrando que isso é uma previsão sazonal, ou seja, além de valer para os próximos três meses ela também serve para a próxima estação meteorológica, que é a primavera, por ser uma estimativa a longo prazo as chances dela sofrer alterações e tomar outro rumo ainda são elevadas.

 

Deixe um Comentário