SUL FLUMINENSE
No atípico ano de 2020 com a pandemia do coronavírus e a queda nas vendas, a segunda edição da Semana Brasil é a aposta dos setores varejista e atacadista para alavancar os negócios no mês de setembro. Promovida com apoio do Governo a Semana Brasil é ocorrerá em âmbito nacional entre os dias 3 e 13 de setembro. O objetivo é unir todo o comércio e varejo do país para celebrar a retomada, com segurança, da economia e dos empregos, segundo a Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações, coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). O nome da campanha faz alusão ao Dia da Independência do Brasil, celebrado no dia 7 de setembro. O mês foi escolhido por não registrar nenhuma das grandes datas que movimentam o comércio como Dia das Mães (maio) e Dia das Crianças (outubro).
No ano passado, em sua primeira edição, a ação contou com a participação de mais de 14 mil empresas. As vendas online cresceram 41% em comparação ao mesmo período de 2018. Levantamento da Cielo registrou crescimento nominal de 11,3% nas vendas do varejo. Na prática, a Semana Brasil visa à criação de ofertas e promoções para os consumidores fomentando as vendas no comércio. Em 2019, o evento teve adesão das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa na região.

As lojas de Barra Mansa devem aderir à campanha promocional no início de setembro – Fábio Guimas
Nesta segunda edição a Fecomércio e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas incentivam todas as entidades do setor a aderirem. “A volta da campanha em 2020 não poderia ser mais propícia. O setor de comércio e serviço foi um dos mais impactados pela crise da COVID-19 e, após meses acumulando perdas e prejuízos, começa a dar sinais sólidos de recuperação. A Receita Federal registrou aumento significativo na emissão de notas fiscais do último mês de julho, 7,3% maior que o mês de junho e 12,6% superior ao de julho de 2019. Na média diária de vendas com a NFe, o Brasil atingiu R$ 25,8 bilhões, o maior patamar de 2020”, afirma José César da Costa, presidente da CNDL.
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda os organizadores já disponibilizam material de divulgação para os lojistas interessados, através do site www.participesemanabrasil.com.br. Ao menos 80 associações do varejo nacional já confirmaram adesão, incluindo gigantes do comércio de diferentes setores, como alimentação, eletrônicos e eletrodomésticos, computadores, móveis, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, nutrição e material esportivo. Com o slogan ‘Todos juntos com segurança pela retomada e o emprego’, a ação faz parte do pacote de iniciativas para reaquecimento do comércio e retomada das atividades econômicas do país.
Em Barra Mansa, a CDL-BM também incentiva a Semana Brasil e tem orientação aos associados sobre a adesão à campanha. “Para este ano, com a pandemia do novo coronavírus, a campanha vai criar uma nova realidade e celebrar a retomada responsável e com segurança do comércio, da economia e, consequentemente, dos empregos”, frisa.