RIO DE JANEIRO
A lista das jogadoras de futebol para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 está definida. Na tarde desta terça-feira, dia 2, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na cidade do Rio de Janeiro, o técnico Arthur Elias anunciou as 18 atletas que integrarão a seleção principal feminina de futebol durante a competição internacional.
A apresentação está marcada para quinta-feira, dia 4, na Granja Comary, em Teresópolis, onde ficarão concentradas, em treinamento, até o dia 17 de julho, data da viagem para Bordeaux, base da seleção ao longo dos Jogos Olímpicos.
O treinador também definiu as suplentes, que estarão na Granja e na França durante o torneio e podem ser chamadas em caso de lesão de alguma das convocadas: Luciana (goleira da Ferroviária), Lauren (zagueira do Kansas City-EUA), Angelina (meio-campista do Orlando Pride-EUA) e Priscila (atacante do Internacional).
Para o período, Arthur chamou também seis atletas que irão participar da preparação na Região Serrana do Rio de Janeiro: Natascha (goleira do Palmeiras), Mariza (zagueira do Corinthians), Vitória Calhau (zagueira do Cruzeiro), Laís Estevam (meio-campista do Palmeiras), Letícia Monteiro (meio-campista do Corinthians) e Amanda Gutierres (atacante do Palmeiras). São jogadoras que podem vir a integrar a seleção feminina após os Jogos Olímpicos.
O Brasil está no Grupo C e tem a companhia de Nigéria, Japão e Espanha. A estreia, marcada para o dia 25 de julho, será diante das nigerianas, em Bordeaux. No dia 28 de julho, as adversárias serão as japonesas, em Paris. Pela última partida da fase de grupos, a seleção terá pela frente a Espanha, no dia 31, em Bordeaux.
Atletas convocadas
GOLEIRAS:
Lorena – Grêmio
Tainá – América-MG
ZAGUEIRAS:
Tarciane – Houston Dash (EUA)
Rafaelle – Orlando Pride (EUA)
Thais Ferreira – UD Tenerife (ESP)
LATERAIS:
Antônia – CBF
Tamires – Corinthians
Yasmim – Corinthians
MEIO-CAMPISTAS:
Yaya – Corinthians
Duda Sampaio – Corinthians
Ana Vitória – Atlético de Madrid (ESP)
ATACANTES
Gabi Portilho – Corinthians
Adriana – Orlando Pride (EUA)
Kerolin – North Carolina Courage (EUA)
Ludmilla – CBF
Marta – Orlando Pride (EUA)
Jheniffer – Corinthians
Gabi Nunes – Levante (ESP)
SUPLENTES
Luciana – Goleira – Ferroviária
Lauren – Zagueira – Kansas City (EUA)
Angelina – Meio Campista – Orlando Pride (EUA)
Priscila – Atacante – Internacional (ESP)
Entrevista coletiva
Arthur Elias foi muito firme e objetivo na entrevista coletiva que concedeu tão logo anunciou a lista de convocadas para os Jogos de Paris. Ele exaltou as escolhas, ressaltando que suas decisões foram fruto de um trabalho intenso e criterioso e pautadas pelo caráter da competição.
A seleção brasileira feminina estreia na Olimpíada no dia 25 de julho, contra a Nigéria. Depois, terá pela frente Japão e Espanha.
“Vamos para a Olimpíada com o objetivo de buscar uma medalha. Acredito muito nessas atletas. Nossa seleção vai conseguir mostrar um futebol competitivo. Estamos num processo e meu trabalho aqui é acelerar esse processo a fim de que a seleção feminina volte a ter protagonismo internacional”, disse Arthur, que agradeceu ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, pelo apoio ao futebol feminino.
Ele valorizou a convocação das 22 atletas que viajarão para a França (quatro delas, como suplentes), e enalteceu o tempo todo o conceito de grupo da equipe. Não se esquivou, porém, de responder a perguntas específicas sobre Marta, relacionada para a Olimpíada.
“A Marta, a maior atleta de todos os tempos, tem uma representatividade muito grande. Dentro e fora de campo. Ela está jogando muito bem, fez por merecer esta convocação”, finalizou o treinador.