ITATIAIA
O prefeito Irineu Nogueira esteve reunido nesta quarta-feira, dia 1º, com o novo comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-Coronel Marcelo Brasil, responsável pelo policiamento dos quatro municípios da região das Agulhas Negras. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito, no Paço Municipal Campo Belo. O comandante colocou o Batalhão e seu efetivo à disposição do município. Por sua vez, Irineu manifestou sua intenção de estabelecer uma parceria com a Corporação, no sentido de aumentar e melhorar a estrutura da Polícia Militar na cidade. Participaram do encontro, a chefe de Gabinete, Ana Cátia Ferreira; o secretário de Ordem Pública, Alexandre Rezende Teixeira e o vereador, Carlos César de Paula.
De acordo com o comandante, Marcelo Brasil, a parceria da prefeitura é essencial para que os policiais façam um bom trabalho em Itatiaia. “Uma das iniciativas importantes para a Corporação, por exemplo, seria o apoio na manutenção, limpeza e conservação do local onde funciona o Destacamento da PM, no Centro da cidade”, frisou o tenente-coronel.
O aumento do efetivo policial na região também foi um dos pontos debatidos no encontro. Irineu Nogueira se disponibilizou, juntamente com outros prefeitos das Agulhas Negras, em reivindicar ao governador do Estado, Cláudio Castro, a designação de mais policiais para o 37° BPM.
“Temos a informação de que em breve novos Policiais Militares vão ser incorporados à tropa. Vou solicitar ao governador que um percentual desses novos PMs seja direcionado para o 37° BPM, reforçando o efetivo que atua em Itatiaia”, disse.
Outro assunto discutido foi o Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS). O prefeito salientou que estuda firmar convênio neste sentido com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A adesão do município ao projeto garantiria maior presença policial na cidade, reforçando a segurança pública, um tema bastante sensível para a população. “Vamos analisar o projeto, que é interessante, já que nesse programa o policial presta serviço na sua própria região, o que aumenta seu engajamento com a melhoria do policiamento. A participação é voluntária e o agente, ao trabalhar em seu horário de folga, ajuda a ampliar a segurança no município, sem alterar a rotina do Batalhão de Polícia Militar em que está lotado” conclui o prefeito.