VOLTA REDONDA
Durante cerimônia realizada no início da tarde desta terça-feira, dia 12, na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, em frente ao Palácio 17 de Julho, o governador Cláudio Castro fez a entrega de 15 novas viaturas policiais. Os veículos serão irão reforçar o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), o Segurança Presente, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a Guarda Municipal (GMVR), contemplando os serviços das patrulhas Escolar, do Idoso e Maria da Penha, entre outros programas.
A solenidade foi aberta pelo capelão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, pastor Douglas, e o vigário Geral do município, Padre Alércio, que oraram juntos. O evento foi acompanhado por centenas de pessoas, entre policiais militares e civis, guardas municipais e grupos da terceira idade e outros.
Cláudio Castro chegou ao local da cerimônia acompanhado do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, do ex-governador Luiz Fernando Pezão, do secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), Gustavo Tutuca e outros políticos. Castro falou sobre a importância das parcerias para a melhoria da segurança pública. Destacou que Volta Redonda é um exemplo disso desde que o prefeito Neto assumiu a prefeitura. “Estamos aqui trazendo 15 viaturas para que a gente possa melhorar cada dia mais a vida das pessoas. Para que você, morador, tenha o seu direito de ir e vir resguardado. Para que possa mandar seu filho para a escola; para que possa sair para trabalhar; para que a sua família tenha certeza de que você vai sair para trabalhar de manhã e vai voltar no fim do dia com segurança. É isso que a gente quer. Uma vida boa, uma vida tranquila para o cidadão desse estado”, disse o governador.
O prefeito Neto lembrou que essas parcerias resultam na melhoria de vida do cidadão. “Sem o Governo do Estado, nada disso seria possível, temos sempre de ressaltar a gratidão que temos pelo Cláudio Castro”, declarou o prefeito de Volta Redonda, lembrando que, desde que assumiu a Prefeitura de Volta Redonda com inúmeros problemas, recebeu ajudas importantes do governador Castro.
Neto lembrou que, o aumento no número de viaturas acontece junto à expansão do policiamento na cidade, realizado através do Sistema Integrado de Segurança, permitindo que o patrulhamento nas ruas mais que dobre.
O prefeito Neto aproveitou o momento para homenagear personalidades que têm contribuído para que Volta Redonda se torne um município ainda mais seguro. Entre os homenageados estavam o governador Cláudio Castro, o assessor especial do governador, Alex Castellar, o secretário Luiz Henrique, o comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), coronel Ronaldo Martins, o delegado titular da 93ª Delegacia de Polícia (DP), Vinícius Coutinho, o coordenador do Segurança Presente, major José Eduardo Martins Silvério e o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Silvano de Paula.
AMPLIAÇÃO DAS BASES DE MONITORAMENTO
No evento foi anunciada ainda a ampliação das bases de monitoramento para os bairros Santo Agostinho e Vila Rica/Tiradentes. O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, falou sobre a importância das parcerias entre município e Estado para fortalecer a segurança da cidade.
Disse ainda o secretário que, com as novas viaturas, os policiais militares já capacitados, em conjunto com a Guarda Municipal, seguem percorrendo os bairros de Volta Redonda, promovendo o policiamento de proximidade e atuando na prevenção de atos ilícitos. “Já temos um planejamento pronto, feito com base na mancha criminal e na parceria com as associações de moradores. Não há sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade. A colaboração da população é essencial para tornar a nossa cidade mais segura e melhor para todos”, declarou Barbosa.
Prefeitos de cidades vizinhas também estiveram presentes na cerimônia de entrega das novas viaturas, como Rodrigo Drable de Barra Mansa, Mario Esteves de Barra do Piraí, Diogo Balieiro de Resende e Ednardo Barbosa de Pinheiral. Prestigiaram também o evento em Volta Redonda o ex-governador Luiz Pezão, o presidente do PL de Volta Redonda, partido do governador, Antônio Cardoso, o secretário Estadual de Governo, André Moura, o deputado estadual Munir Francisco, o presidente da Câmara de Volta Redonda, Edson Quinto, entre outros vereadores de Volta Redonda e vários secretários municipais.
Cláudio Castro garante apoio à candidatura de Neto
No final da cerimônia de entrega das 15 novas viaturas para ampliar os programas de segurança de Volta Redonda, no início da tarde desta terça-feira, 12, o governador Cláudio Castro (PL) foi indagado por jornalistas sobre apoio ao prefeito Antonio Francisco Neto nas eleições municipais de outubro. Castro não fez cerimônia para responder e garantiu que Neto terá seu apoio. Destacou que, independente de partido, poderá contar com ele. “Meu apoio é declarado para ele. A não ser que ele não me queira por perto”, brincou Cláudio Castro. Já sobre apoio a outros prefeitos nas eleições de outubro, Castro declarou que ainda é muito cedo e que partidos deverão ser consultados.
Vale lembrar que, no ano passado, o governador já havia acenado apoio a Neto. A declaração acabou esquentando os ânimos de alguns membros do PL de Volta Redonda, já que Mauro Campos era do partido. Ele já anunciou sua desfiliação.