>
a voz da cidade

Segunda etapa do Festival Paralímpico reúne cerca de 200 participantes em Volta Redonda

Por Cyntia Freitas
40.cf.res.esportes.segunda etapa do festival.1.objetivo.geraldogonÇalvespmvr
728x90 parque

VOLTA REDONDA

Uma semana após sediar uma edição histórica da Olimpíada da Pessoa com Deficiência (Olimpede), Volta Redonda voltou a ser destaque no esporte inclusivo ao realizar a segunda etapa do Festival Paralímpico Loterias Caixa. O evento, que aconteceu neste sábado, 7 de dezembro, contou com a participação de 193 crianças e jovens, a partir dos sete anos, com e sem deficiência.

Organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), o festival promove a experimentação esportiva de forma lúdica. Este é o quarto ano consecutivo que Volta Redonda foi escolhida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para sediar o evento. “Volta Redonda é uma cidade inclusiva mesmo. Tivemos a Olimpede com a participação de 48 cidades, 2.700 atletas, e hoje o Festival Paralímpico, que é um movimento paralímpico que acontece simultaneamente no Brasil inteiro. É sempre bom lembrar que estamos prontos para atender todo o movimento paralímpico da nossa cidade e região”, destacou a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela.

40.cf.res.esportes.segunda etapa do festival.2.crianÇasejovens.geraldogonÇalvespmvr

Cerca de 200 crianças e jovens a partir dos sete anos de idade, com e sem deficiência, participaram do evento – Geraldo Gonçalves/PMVR

A primeira edição do Festival Paralímpico deste ano aconteceu em 21 de setembro e contou com 202 participantes. Em 2023, mais de 300 pessoas participaram do evento. Entre as modalidades praticadas estavam Atletismo, Parabadminton, Vôlei Sentado e Parataekwondo.


Vanesa Gregório Lima, moradora do bairro Siderlândia, acompanhava sua filha Vivian, de 7 anos. “Ela não se socializa na escola e aqui ela consegue se soltar mais, consegue brincar, fazer atividades que em outros lugares ela não faz. É um dia feliz para ela, quando chega em casa, quer falar para todo mundo o que fez”, disse Vanesa.

Importância da Inclusão

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, parabenizou todos os participantes e destacou a importância da inclusão no esporte. “É emocionante e gratificante ver o sucesso que foi a Olimpede em Volta Redonda, com uma edição histórica, e uma semana depois Volta Redonda novamente dar um show de inclusão no esporte com o Festival Paralímpico”, afirmou o prefeito.

Todos os 26 estados, além do Distrito Federal, recebem o Festival Paralímpico em 2024, que visa proporcionar a vivência das modalidades paralímpicas e difundir o Movimento Paralímpico em todo o território nacional. Em 2021, o festival reuniu oito mil crianças em 70 sedes. Em 2022, contou com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades. Em 2023, o evento passou a ter duas edições anuais, com 42 mil inscrições acumuladas.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos