Segunda edição do Encontro de Gestores Culturais acontece nesta quinta

Por Franciele Aleixo
a voz da cidade

BARRA MANSA

O Parque Natural Municipal de Saudade recebe amanhã a segunda edição do Encontro de Gestores Culturais. Algumas das principais e mais respeitadas pesquisadoras do setor criativo estarão reunidas no evento.

O tema da edição de 2018 é ‘O Jogo das Políticas Culturais’, com ênfase no levantamento de dados e nos indicadores do setor cultural. Haverá um encontro entre conselheiros de cultura de diversas cidades fluminenses com o objetivo de trocarem informações sobre o tema.

Esta edição é promovida pela Prefeitura Municipal de Barra Mansa por meio da Fundação Cultura Barra Mansa em parceria com a Secretaria de Cultura de Volta Redonda. Ana Lúcia Pardo, Clarissa Semensato, Eliane Costa e Maya Reyes-Rincón encontrarão com os dirigentes municipais de cultura de Barra Mansa e Volta Redonda, Marcelo Bravo e Aline Ribeiro, respectivamente, criando mais uma oportunidade para a construção de conhecimento sobre políticas culturais.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, conta como surgiu a proposta para a realização da segunda edição desse Encontro. “Visamos promover a geração de conhecimento e formação destinada aos agentes da cadeia produtiva do setor cultural. Uma ótima oportunidade para aproximar os dirigentes municipais de todo o estado fluminense, e do país”, afirmou.

No painel principal serão elucidadas e debatidas questões sobre a eficácia do Sistema Nacional de Cultura, a implementação de ferramentas para o levantamento de informações e indicadores, a relação do financiamento cultural com a tecnologia e também sobre a gameficação. A novidade para 2018 é a transmissão ao vivo por meio do YouTube e na página do Facebook da Fundação Cultura Barra Mansa (facebook.com/culturabarramansa). Interessados no assunto em qualquer parte do mundo terão a oportunidade de interagir em tempo real durante todo o evento.

A secretária de cultura de Volta Redonda, Aline Ribeiro explica que é fundamental evidenciar o papel do gestor cultural no atual cenário das políticas culturais. “Vamos conhecer mais sobre os gestores culturais e os desafios para a formulação, ministração e avaliação de planos e programas culturais, para escolher seu complexo de valores, e o que espera com eles conseguir”, concluiu Aline.

Ana Lúcia Pardo, Doutora e Mestra no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana, falará um pouco no debate sobre as Políticas Culturais. “O setor cultural se consolidou definitivamente como elemento indissociável da humanidade e a convivência em sociedade e hoje enfrentam um grande desafio: O Sistema Nacional de Cultura está funcionando? Qual o próximo passo? Vamos conhecer esse setor e elaborar as perguntas elementares que nos levarão às melhores respostas sobre os rumos das políticas culturais no Brasil” disse.

PAINÉIS

Na parte da tarde, acontece debate com as participantes dos painéis. Ana Lúcia Pardo, Clarissa Semensato, Eliane Costa e Maya Reyes-Ricon participam do debate Políticas Culturais, que jogo é esse? e irão debater questões sobre as dinâmicas das políticas culturais e a utilização das novas tecnologias na ampliação do acesso à informação do setor. Em debate está o papel dos atuais gestores culturais em atividade e o que se pode esperar para as próximas décadas.

Clarissa Semensato, Doutoranda em Políticas Públicas, e pesquisadora, cita  uma importante estratégia para valorização e troca de experiências entre gestores e pesquisadores. “As políticas culturais brasileiras ocorreram de forma intensa nas últimas décadas. Entretanto, na ausência de registros, muita informação e conhecimento se perde com alterações institucionais ou mudanças de agendas governamentais. Ter órgãos como observatórios, compromissados com a guarda de documentos e registros sobre políticas culturais das mais diversas instâncias do poder público, é uma importante estratégia de valorização, continuidade e troca de experiências entre gestores e pesquisadores.”, afirmou.

O Encontro de Gestores Culturais de Barra Mansa faz parte do calendário cultural do município, previsto pelo Sistema Municipal de Cultura – SMCBM Lei 4.602/2016. Uma realização da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura, em parceria com o Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda.

PROGRAMAÇÃO

9 horas- Abertura Solene

9h30min- Encontro de conselheiros de cultura da região do Médio Paraíba Fluminense

10 horas – O Jogo Das Políticas Culturais

10h15min – Os Valores Da Gestão Em Políticas Culturais

10h50min – Políticas Culturais- Com Ana Lucia Pardo

11h30min – A Implementação De Sistema De Informações E Indicadores- Com Clarissa Semensato

14h30min – Financiamento Cultural- Com Eliane Costa

15h15min – Cultura E Tecnologia

15h50min – Debate: Políticas Culturais, Que Jogo É Esse?

Mediação: Marcelo Bravo

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos