BARRA MANSA
Foi inaugurada nesta sexta-feira, dia 8, pelo prefeito Rodrigo Drable e o Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fanuel Fernando, a sede do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), de Barra Mansa. Antes de conquistar um espaço próprio, o Ceam era apenas um dos atendimentos feitos pelo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e, a partir de agora, terá independência de estrutura e profissionais capacitados para prestar ajuda psicossocial e orientação jurídica para mulheres em situação de violência doméstica e familiar
Inaugurado no Dia Internacional da Mulher, a cerimônia do Ceam foi marcada com presença feminina representando o Legislativo, Executivo, entidades de classe e sociedade, no geral. Diversos botões de rosas foram entregues a todas as mulheres presentes. O Ceam vai funcionar nas dependências da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, que também irá abrigar a nova sede do Creas. Em seu discurso, o prefeito Rodrigo Drable recordou que a implantação dos dois equipamentos era muito esperada pela população.
“Quero parabenizar a todas as mulheres pelo dia de hoje. Agradeço por estarem conosco e por fazerem uma diferença imensa na forma como nós enxergamos e atendemos o próximo. Desde 2017, Barra Mansa economizou aproximadamente um milhão de reais por mês com o corte de despesas e, graças a esse tipo de economia, nós conseguimos avançar e construir aqui um serviço de qualidade e que não existia. Eu tenho muito orgulho de todos vocês e tenho certeza de que esses dois equipamentos que nós inauguramos hoje vão fazer a diferença na vida de muita gente. ”, disse o prefeito. Já a vice-prefeita e secretária de Educação, Fátima Lima, destacou a importância da implantação do Ceam, como prevenção aos crimes cometidos contra as mulheres, e falou da necessidade de continuar investindo em ações voltadas à proteção do público feminino.
“Sabemos que foi uma grande lutar para a implantação desta sede, mas o importante é que aconteceu e estamos celebrando esse momento, neste dia 8 de março. Não podemos aceitar que a cada seis minutos uma mulher morra vítima de feminicídio e outros tipos de violência. Cabe a cada um de nós lutar contra isso. Agradeço ao Fanuel e a toda equipe pelo empenho e por todas as políticas que têm sido desenvolvidas. A mulher representa todas as famílias do nosso município, porque, quando ela sofre violência, toda a família sofre. Esses instrumentos vão dar mais condições para que elas recebam um atendimento ainda melhor”, enfatizou a vice-prefeita.
Além do Ceam, na manhã desta sexta-feira o Creas também passou a atender, oficialmente, na sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O secretário da pasta, de Fanuel Fernando, recordou diversas ações de sucesso que têm sido realizadas no setor e explicou sobre a importância dos dois equipamentos que passaram a funcionar na área da Secretaria.
“Gostaria de informar alguns dados que muitas pessoas não sabem. No Ceam nós temos 450 mulheres cadastradas, com uma média de oito atendimentos por dia. Já no CREAS temos realizado cerca de 700 atendimentos por mês, sendo mais de sete mil por ano. Eu não tenho palavras para agradecer ao prefeito Rodrigo Drable pelos avanços que temos conseguido na Assistência Social”, disse o secretário
Também estiveram presentes na cerimônia o juiz William Satoshi Yamakawa, da 2ª Vara Criminal de Barra Mansa; a promotora Anna Carolina Brochini; o delegado adjunto da 90ª DP, Douglas Silva; o presidente da Câmara Municipal, Paulo Sandro Soares, acompanhado de alguns vereadores; além do secretário de Assistência Social de Quatis, Hélio Ricardo Pereira, representantes de entidades de classe e a equipe da secretaria. Yamakawa elogiou o município pela estrutura que tem oferecido para atender e acolher as mulheres vítimas de violência doméstica. “Destaco o trabalho da Guarda Municipal, por meio da Patrulha da Mulher, que está sempre disponível para atendimento e acompanhamento. Gostaria de agradecer também à equipe do Creas, que, uma vez por mês, tem realizado palestras para mulheres vítimas de violência, no Fórum”, ressaltou o magistrado.
O secretário de Governo, Luiz Furlani, destacou a importância do Ceam e do Creas para a população e chamou atenção para o fato de que muitas mulheres, na cidade, são vítimas de violência. “Muitas delas encontram a primeira barreira no acolhimento, porque não sabem como ficarão e como se manterão, já que muitas dependem exclusivamente do companheiro. Quero parabenizar o secretário Fanuel e todos os servidores e servidoras da Assistência, que têm se desdobrado diariamente para entregar o acolhimento, a estrutura e o carinho necessário aos moradores da nossa cidade, principalmente, neste dia, as mulheres”, finalizou.