PINHEIRAL
Ao longo dos últimos meses aconteceram reuniões para a construção do Plano Plurianual (PPA), lei orçamentária que define diretrizes, objetivos e metas da administração para os próximos quatro anos (2026-2029). Uma oficina estratégica foi realizada na última semana com a participação do prefeito, Luciano Muniz, o vice-prefeito Jailson Rodrigues e secretários que deverão entregar até esta sexta-feira, 1º de agosto, documento com o planejamento das secretarias.
A atividade, organizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, cujo secretário é Mário Arthur, contou com a condução do assessor de políticas públicas e planejamento, Thiago Braziel. O palestrante
atua com planejamento, políticas públicas e equidade racial. Foi coordenador na Educafro Brasil e captou mais de R$ 1,5 milhão em projetos ESG. Fundou a Afropolitan, investida pelo Google Black Founders Fund. Hoje, lidera a socialtech Mr. Garvey e é analista de planejamento na Funsai.
De acordo com o secretário Mário Arthur, a presença de um profissional qualificado, como Thiago Braziel, reforça o compromisso em oferecer orientação técnica ao secretariado, garantindo que o PPA 2026–2029 seja construído com eficiência, visão estratégica e foco nos resultados que realmente impactam a vida da população. “Braziel trouxe contribuições técnicas relevantes para o fortalecimento do conhecimento da equipe e a construção de um PPA mais eficiente, participativo e voltado para resultados concretos”, destacou o secretário.
O prefeito Luciano Muniz reforçou a importância do planejamento integrado para garantir melhorias reais nos serviços oferecidos à população. “O nosso principal objetivo é construir políticas públicas que melhorem de verdade a vida das pessoas. Queremos garantir que os serviços oferecidos pela prefeitura cheguem com mais qualidade, mais eficiência e mais impacto direto na vida de cada cidadão. Esse processo de planejamento é essencial para isso”, destacou o prefeito.
O material enviado pelos secretários será integrado ao documento final, que será pactuado com as contribuições de todos.
A próxima etapa do PPA será a consulta pública, que incluirá a participação direta da população, associações de moradores e conselhos municipais por meio de um aplicativo. A previsão é que no mês de agosto já esteja em funcionamento.