Secretário Estadual do Ambiente e Sustentabilidade percorre cidades das Agulhas Negras

0

AGULHAS NEGRAS

O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, esteve em cidades da região das Agulhas Negras para verificar situação de rios para ação preventiva visando a chegada do verão e as enchentes que podem acontecer. Ele se reuniu com representantes de Quatis, Resende e Itatiaia. A visita aconteceu na quarta-feira, 15. Garantiu que em breve cumprirá agendas em Barra Mansa e Volta Redonda. Acompanharam a visita o vereador de Resende, Renan Marassi, que organizou a agenda do secretário, e um dos coordenadores da Superintendência de Combate a Crimes Ambientais do Estado, capitão Daniel Abreu.

A agenda do secretário começou por Quatis. Ele se reuniu com o prefeito Aluísio d’Elias, o vice-prefeito, Paulo Vitor, os vereadores Willian Carvalho, André Jabuti e José Jadenilso, a secretária de Meio Ambiente, Caroline Teixeira, além de outros secretários e representantes do Inea. Foi feita uma visita técnica no Ribeirão dos Quati, onde foi anunciado pelo secretário a ida do programa Limpa Rio. “Queremos trazer recursos para o município e fazer com que o Ribeirão volte à vida”, afirmou o prefeito.

Durante as conversas, Willian ressaltou que a visita do secretário reforça a atenção do Estado na recuperação, preservação e conservação dos remanescentes florestais da região, promovendo assim, o uso sustentável dos recursos naturais. “Quatis possui uma das maiores extensões territoriais do sul do estado, e a preservação dos nossos recursos deve ser sempre tratada como prioridade”, disse o vereador.

“Esse programa tem como objetivo a manutenção e a limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos. Ficamos muito felizes quando nos deparamos com essas iniciativas municipais, que mostram acima de tudo, a determinação deste quatiense para a proteção do o patrimônio eco-cultural da cidade”, destacou o secretário Thiago Pampolha.

A comitiva seguiu depois para Penedo, em Itatiaia. Lá também será enviado o programa Limpa Rio visando prevenir enchentes em época de chuva. Há também a possibilidade de análise por parte da secretaria estadual de um projeto para saneamento básico para tratar o esgoto que é jogado no Rio Paraíba do Sul. Eles também foram na cidade de Itatiaia verificar outro rio para destinar projeto de desassoreamento.

Eles foram recebidos pelo vereador Joel, que levou ainda o pré-candidato a prefeito Irineu Nogueira e outras lideranças políticas.

Em Resende, o secretário Thiago Pampolha foi levado pelo vereador Renan Marassi ao Lago do Mirante e no Rio Sesmarias. “Estamos pleiteando o programa Limpa Rio para esses dois locais e solicitamos que sejam feitos estudos técnicos. Em virtude no meu bom relacionamento nesses municípios conseguimos fechar uma agenda visando apresentar situações de cada cidade que precisam ser olhadas pelo Estado para uma ação”, disse o vereador.

Em seguida foram para a posse do Conselho Ambiental da Lagoa da Turceria, uma área de preservação ambiental que fica em terras onde está a Nissan. Participam representantes de diversas entidades.

Sobre a visita a Barra Mansa e Volta Redonda, a agenda está sendo marcada pelo Capitão Daniel Abreu, entre o final deste mês ou início do próximo. “O principal é levar o Programa Limpa Rio que atua como prevenção para época de chuva, pois com a limpeza e a dragagem de rios podemos combater as enchentes”, finalizou.

error: Conteúdo protegido !