Secretário de Turismo anuncia pré-cadastramento da Carteira Nacional do Artesão em Itatiaia

0

ITATIAIA

O vice-prefeito e secretário de Turismo do município, Denilson Sampaio, anunciou nesta terça-feira, dia 27, que a prefeitura junto com a Secretaria Estadual de Turismo, vai iniciar o pré-cadastro de artesãos do município. O pré-cadastramento começa nesta quarta-feira, dia 28, na Casa de Cultura, no período de 10 às 16 horas. Já na quinta-feira, dia 29, será a vez dos artesãos que residem em Maromba e no entorno se cadastrarem na sede da Região Administrativa de Maringá, entre 9 e 15 horas.

A iniciativa tem como objetivo a emissão da Carteira Nacional do Artesão, pelo Programa Artesanato Brasileiro (PAB).  “É importante frisar que o pré-cadastro não é garantia de aprovação em todo o procedimento para a concessão da Carteira Nacional do Artesão. Para concluir o cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro, e obter a Carteira Nacional do Artesão, deverá ser realizado ainda o teste de habilidade, onde os artesãos serão avaliados por uma banca examinadora, para demonstrar a habilidade técnica e o produto final. A curadoria irá avaliar cada artesão, que deverá levar uma peça inacabada para finalização no local e produtos finalizados”, explica Denilson.

O secretário de Turismo ressalta a importância do documento, que reconhece o trabalho dos artesãos, bem como permite que esses profissionais acessem políticas públicas oferecidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro. “A Carteira Nacional do Artesão tem abrangência em todo o Brasil e oferece benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais, além de participação em oficinas e cursos na área”, afirma Sampaio.

DOCUMENTAÇÃO

Para efetuar o pré-cadastramento é necessário levar cópias da Carteira de Identidade ou documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência ou declaração conforme Lei n° 7.115, de 29 de agosto de 1983 (que trata sobre declarações firmadas pelo próprio interessado), PIS/PASEP (se possuir), última contribuição do INSS (se possuir), uma foto 3 x 4 colorida e atual – ou caso não tenha a foto será feita na hora – e assinatura digital igual ao documento de identificação informado, que deverá ser feita em uma folha de papel toda em branco.