Secretário de Saúde diz no Legislativo que é estável a situação do novo coronavírus é estável em Resende

0

RESENDE

O secretário de Saúde do município, Alexandre Vieira, o Tande, afirmou que a curva de contaminações pelo novo coronavírus (Covid-19) na cidade estabilizou. A afirmação foi feita na tarde de segunda-feira, dia 15, durante visita ao Plenário da Câmara de Vereadores. Além de Vieira, também esteve presente o diretor da Santa Casa de Misericórdia de Resende, Luiz Eduardo Saldanha.

“A situação hoje é bem melhor do que imaginávamos há dois meses, mas é fundamental que a população continue tomando cuidados para evitar a propagação da doença”, disse o secretário de Saúde do município, Alexandre Vieira, que esteve pela segunda vez no Legislativo, desde o início da pandemia da Covid-19 para prestar esclarecimentos sobre o tema a convite dos vereadores.

Tande aproveitou a ocasião para anunciar que a prefeitura vai promover a testagem de uma amostra da população a partir deste mês para fazer um levantamento do percentual de pessoas que já tiveram contato com o vírus e estão teoricamente imunes a ele. “Trata-se de um inquérito sorológico, que vai usar dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para criar uma base amostral e terá duração de quatro meses”, contou o secretário de Saúde informando, ainda, que Resende foi um dos vinte municípios fluminenses escolhidos pelo Estado para participar de um inquérito sorológico promovido pelo governo estadual, que levará em conta apenas os pacientes que procuram atendimento hospitalar. “A metodologia desses dois inquéritos sorológicos é diferente e a comparação entre os dados obtidos por eles deverá nos ajudar a ter uma visão mais ampla de como Resende está lidando com a doença”, informou.

Tande relatou que a cidade tem tido entre 35 e 45 casos suspeitos de Covid-19 por semana nos últimos dois meses. “Recomendamos o isolamento dessas pessoas e, cerca de 10 dias após o atendimento médico, fazemos o teste para confirmar se tiveram contato com o vírus”, disse , acrescentando que o número de óbitos também tem mostrado pouca variação. “A taxa de óbito é o melhor indicador que temos, pois a partir dela é possível estimar o número de pessoas contaminadas. Esses números também indicam que a curva em Resende está achatada, daí a Prefeitura ter permitido a flexibilização das atividades econômicas nas últimas semanas”, apontou. Segundo o secretário, os bons resultados obtidos pelo município no combate ao coronavírus estão ligados à adoção de um “lockdown informal” pelo governo municipal ainda no mês de março.

Alexandre Vieira, afirmou que a curva de contaminações pelo novo coronavírus (Covid-19) em Resende estabilizou-Divulgação CMR

KITS DE UTI

Questionado pelo presidente da Câmara, vereador Edson Vieira Miranda, o Edson Peroba (Cidadania), sobre os problemas com aluguel de kits de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)  para o enfrentamento da pandemia de coronavírus,  o secretário de Saúde, Alexandre Vieira explicou que a medida foi tomada por precaução, uma vez que o envio de equipamentos pelo governo estadual era incerto. “Alugamos kits que consistiam em 20 camas, 10 monitores e 10 ventiladores, mas parte do material que recebemos apresentou problemas. Diante das falhas contratuais e também da baixa demanda pelo equipamento nos meses seguintes, a prefeitura optou pela rescisão do contrato e a suspensão do pagamento à empresa”, relatou o secretário.

De acordo com Vieira, o governo municipal usou o material por dois meses, mas arcou apenas com os custos de um mês de aluguel. Em tempo, conforme o último levantamento divulgado pela Prefeitura, Resende registrou 328 casos de Covid-19 confirmados e 19 óbitos ao longo da pandemia.

Deixe um Comentário