Secretário de Saúde de Volta Redonda convoca a população para o Dia D de prevenção à saúde

0

VOLTA REDONDA

O secretário Municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, está convocando a  população de Volta Redonda, principalmente as mulheres para o Dia D de prevenção à saúde, que será realizado neste sábado, 19. Informou que o atendimento será exclusivo para a intensificação da vacina tríplice viral sarampo, caxumba e rubéola, e atualização do Cartão Vacinal das crianças de seis meses a menores de cinco anos e para ações do ‘Outubro Rosa’. Para isso, todas as 46 unidades da Atenção Básica do município estarão abertas das 8 horas às 17 horas,

O secretário informou ainda que todas as unidades vão oferecer coleta de preventivos dentro da faixa etária de 25 a 64 anos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, além de exame das mamas e solicitação de mamografia para mulheres com idade acima de 50 anos. Disse o secretário que, convencer as mulheres da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer ginecológico e de mama é o principal objetivo do Outubro Rosa. “Por isso, a oferta de exames foi intensificada e Volta Redonda durante o mês de outubro para o público alvo da campanha”, informou.

Em relação à vacina tríplice, Alfredo lembrou que apesar de Volta Redonda não ter registro de casos da doença, é importante vacinar as crianças. Garantiu que somente ampliando a imunização a cidade vai fazer frente à reintrodução do sarampo na região. “Os responsáveis devem levar o Cartão Vacinal e o Cartão SUS das crianças para garantir a vacinação”, lembrou o secretário, ressaltando que, além da oferta de exames nas unidades da Atenção Básica, este sábado também será de prevenção na Policlínica da Mulher, no Aterrado. “As mulheres na faixa etária alvo da campanha, com agendamento prévio, também farão coleta de preventivo e exame das mamas e receberão solicitação para mamografia”, disse Alfredo Peixoto.