Secretário de Saúde de Resende fala do aumento do número de casos de Covid-19

0

RESENDE

O número de mortes e de casos confirmados pelo novo coronavírus (Covid-19) aumentou nos últimos dias no município. Em uma semana foram registrados seis mortes e 171 novos casos de pessoas infectadas pela doença. O secretário de Saúde do município, Alexandre Vieira, o Tande falou sobre o aumento dos casos de Covid-19 e novamente alertou a população sobre o isolamento social e medidas de prevenção.

De acordo com os dados do Boletim Covid-19 do Setor Epidemiológico da Secretaria de Saúde, divulgada na página da prefeitura em uma rede social, do dia 13 até o dia 23, o número de pessoas infectadas com o novo coronavírus era de 747 e passou para 918, resultando em um aumento de 171 novos casos da doença. Enquanto que as mortes causadas pela doença subiram de 31 para 37. Duas mortes ocorreram em um só dia. Dois idosos, um de 82 anos e outro de 71 anos, que estavam internados em um hospital particular da cidade, morreram no dia 16. Já o maior número de pessoas contaminadas foi registrado no dia 23, com 45 novos casos confirmados. Os casos de Síndromes Gripais também subiram. Do dia 16 a 23 foram registrados 1.034 casos.

O secretário de Saúde, Alexandre Vieira falou sobre o aumento do número de pessoas infectadas e de mortes ocorridas no município. Ele disse que a retomada de atividades econômica e a falta de cuidados das pessoas com as medidas de prevenção contra o novo coronavírus são alguns dos fatores. “É um movimento que acontece basicamente por dois motivos: um pela retomada das atividades econômica e o outro, que para mim é o principal,  a banalização dos cuidados com a propagação do vírus nos últimos dias. Temos percebido que as pessoas estão fazendo mais reuniões em casa, festas de aniversário, churrasco, se aglomerando para jogar futebol. Vemos que as pessoas estão retomando atividades que ainda deveriam ser evitadas neste momento. A hora não é ainda de relaxamento total, o problema ainda não está superado e o vírus está circulando na cidade, em nossa região”, disse Tande. Ele também afirmou que a prefeitura tem trabalhado para disponibilizar o maior número de leitos na cidade. “A ocupação hospitalar está sob controle. Tanto a rede pública quanto a rede privada do município. Resende ainda tem áreas de expansão em seus planos de contingência. Esse não é o nosso maior problema no momento”, afirmou o secretário, alertando a população para manter as medidas preventivas contra a Covid-19. “O que a gente precisa é continuar mantendo os hábitos de higiene, usando a máscara sempre que sair ás ruas e evitando aglomeração, principalmente em lugares fechados”, completou.

Vieira também informou que a Secretaria de Saúde tem divulgado constantemente sobre os riscos de contaminação e conscientizando a população sobre as medidas preventivas. “Há uma campanha maciça de divulgação sobre os riscos de contaminação e de como minimizar isso. A conscientização é muito importante. Todos devem fazer sua parte. Usar a máscara, passar álcool gel, evitar aglomerações são deveres que temos de seguir. Esta é uma situação nova e todos têm que cooperar”, disse o secretário, acrescentando que equipe de fiscalização da prefeitura está nas ruas verificando se o comércio está cumprindo as regras e protocolos determinados nos decretos emitidos pela prefeitura. “Estamos sempre buscando ampliar o trabalho de fiscalização no município, mas não tem como as equipes de fiscalização estarem em todo lugar o tempo todo”, complementa.

error: Conteúdo protegido !