Secretário de Saúde de Barra do Piraí confirma caso da gripe H1N1

0

BARRA DO PIRAÍ

A Prefeitura de Barra do Piraí divulgou sábado, 18, que o município registrou um caso de H1N1, popularmente conhecida como “gripe suína”. Segundo o secretário de Saúde, Juberto Folena de Oliveira Júnior, foi um caso isolado, que destaca, porém, a importância de as pessoas tomarem a vacina contra a doença.

Ele explica que o caso foi registrado no distrito de Ipiabas. “A vítima foi uma idosa, de 65 anos, que deu entrada, no último dia 24 de abril, no setor de emergência da Unimed de Barra do Piraí, com febre, fadiga, mialgia, enjôo, diarreia, falta de apetite, entre outros sintomas. Após o primeiro atendimento, a mulher foi transferida para um hospital particular, em Resende, onde, seis dias depois, veio a óbito. Ela tinha comorbidades (doenças pré-existentes) e saúde frágil, fatores que agravaram o quadro”, disse a prefeitura por meio de nota.

O resultado do exame com a confirmação de positividade para H1N1 foi feito no Laboratório Central Noel Nutel (Lacen), conforme preconiza a política de saúde vigente. O secretário Juberto expressou pesar pela morte do idoso e enviou os pêsames a familiares e amigos, ressaltando a importância da vacina. “Foi um caso isolado, mas que, obviamente, lamentamos muitíssimo. É fundamental que a população se conscientize que é uma questão de saúde pública a imunização contra o H1N1”, disse.

A vacina contra H1N1 está disponível, de segunda a sexta-feira, em todos os produtos da rede municipal de saúde. A partir do próximo dia 1° de junho, a vacina será oferecida a todas as idades.

Deixe um Comentário