ITATIAIA
O secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, comemorou, nesta semana, a notícia de que o município, saltou 15 posições no levantamento do Previne Brasil, novo modelo de financiamento à Atenção Primária à Saúde (APS). A sondagem, mostra que o município, em dezembro de 2023, ocupou o 25° lugar, dentre as 92 cidades fluminenses, no ranking do programa. O índice apresenta uma ascensão importante em relação ao ano anterior, quando, no mesmo período, Itatiaia estava na 40ª colocação. O salto, de 15 posições, mostra os resultados das ações desenvolvidas na área da atenção primária da saúde.
Os dados apontam que Itatiaia, em 2023, atingiu a nota de 6,85% no Indicador Sintético Final (ISF) e obteve desempenho de 43,43%, aumentando o incentivo financeiro para 84,3%. O crescimento é significativo em relação ao ano de 2022, quando a cidade registrou resultado de 4,75% no Indicador Sintético Final e desempenho de 32%, com 74,91% de incentivo financeiro.
A diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Andreza Vidal, destaca o trabalho de toda a equipe, que tem a coordenação de Aline Aguiar. Ela conta que o programa Previne Brasil, criado em 2019, pelo Governo Federal, reconhece os resultados alcançados e a efetividade ou a necessidade de aperfeiçoamento das estratégias de intervenção. “Além disso, serve de parâmetros para subsidiar a definição de prioridades e o planejamento de ações para a melhoria da qualidade da Atenção Primária à Saúde, promovendo a democratização e a transparência da gestão pública, através da divulgação das metas e resultados alcançados”, revela a diretora.
Andreza lembra que a Atenção Primária à Saúde é a principal porta de entrada do SUS. Representa o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde da coletividade.
INDICADORES
O secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, comemora o resultado e lembra que o trabalho vem sendo executado com afinco, para ofertar saúde de qualidade aos moradores de Itatiaia. “Estamos hoje no 25° lugar no estado e sétimo na região Sul Fluminense. O levantamento analisa sete indicadores da Atenção Primária, dentre eles, saúde da mulher (preventivo e pré-natal), saúde bucal (gestantes), imunização e controle de doenças cônicas (hipertensão e diabetes). Os resultados obtidos neste período em que estou à frente da Secretaria de saúde mostram que avançamos, mas há muito a ser feito e vamos seguir trabalhando para aprimorar os atendimentos”, ressalta o secretário.
Os dados, compilados em uma avaliação independente, podem ser verificados na íntegra nos links https://painel.versasaude.com.br/ranking-indicadores-previne-brasil e https://sisab.saude.gov.br .