Secretário de Mobilidade Urbana faz balanço de ações e informa metas de 2018

0

VOLTA REDONDA

A Superintendência de Serviços Rodoviários (Suser) se tornou a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana. O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, fez um balanço das ações realizadas em 2017 e ainda informou alguns dos projetos a serem implementados neste ano, como a efetivação das ciclovias e faixas exclusivas.

Além do trabalho do novo ano que se inicia, o secretário listou as atividades mais importantes da secretaria em 2017. A abertura de diálogo com a população foi o primeiro ponto da lista. Foram realizados mais de 200 encontros com moradores em cerca de 70 localidades. Além das reuniões com associações de moradores, foi promovida ainda pela secretaria no mês de abril a primeira edição da Conferência Municipal da Mobilidade Urbana Sustentável de Volta Redonda. Participaram todos os modais de mobilidade da cidade. “Trouxemos palestrante de nível internacional, com amplo conhecimento na área de transporte, além de quatro pessoas da área de mobilidade, com experiências acadêmicas reconhecidas, com foco no transporte sustentável efetivamente ativo”, explicou o secretário, acrescentando que a interação com o Fórum de Mobilidade do Município também contribuiu para o avanço no Plano de Mobilidade Urbana do município.

O trabalho em campo da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana foi, claro, mencionado pelo secretário. Foram mais de 500 operações de alteração e melhoria da sinalização viária, horizontal e vertical. A equipe de fiscalização também foi atuante, com 146 ações e um saldo de 32 veículos apreendidos e R$ 180 mil em multas aplicadas.

Alterações viárias também foram implementadas, como a criação da faixa exclusiva na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, o que, segundo a secretaria, reduziu o tempo de viagem na via. Teve ainda a mudança nos acessos que levam à Rodovia dos Trabalhadores, no intervalo das 17 às 19 horas. Foi ainda feita a inversão nas vias de acesso à Avenida Paulo de Frontin, no Aterrado, e no sentido da Rua Geraldo Di Biase, no mesmo bairro.

A educação no trânsito foi outro foco de ação da secretaria. Aconteceram no ano passado cerca de 15 palestras educativas, atendendo mais de 350 pessoas, além de ações educativas no trânsito, panfletagem e orientações nas vias.

E fechando o ano, a cidade recebeu 26 novos ônibus das três viações que atuam na cidade. Foram investidos pelas empresas R$ 10,5 milhões, cumprindo o acordo feito com a prefeitura de renovar, no mínimo, 10% da frota dos coletivos até o mês de dezembro. O número de veículos novos foi acima do percentual estabelecido que era de 20 ônibus. “Também exigimos das empresas que todos os veículos tivessem Wi-Fi, que os idosos não fossem barrados na entrada dos ônibus e que os impostos fossem pagos rigorosamente em dia. Isso está acontecendo e tornando possível o investimento na Saúde”, ressaltou o prefeito Samuca Silva (Podemos).

REFORÇOS

A secretaria também contou com 11 novos funcionários concursados, um aumento de 30% de servidores efetivos.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !