ITATIAIA
O secretário de Educação do município, João Miguel Barcellos, informou os estudantes que estão abertas até sexta-feira, dia 17, as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O público-alvo do evento é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.
A inscrição é feita diretamente por cada estabelecimento de ensino, exclusivamente através do site http://www.obmep.org.br.
Atualmente mais de 18 milhões de alunos participam da olimpíada em cada edição. “O acesso é feito utilizando o código MEC/INEP da escola e, no primeiro acesso, será cadastrada uma senha. Lembramos que a inscrição é gratuita para todas as escolas públicas. A escola deve informar corretamente todos os dados, especialmente endereço e telefones de contato. Também deve ser informado o número total de participantes em cada um dos níveis: o 1 para alunos que cursam, em 2023, o sexto ou o sétimo ano; o 2, para os do oitavo ou nono ano e, o 3, para os do Ensino Médio. Até o encerramento das inscrições, a escola pode alterar livremente o número de alunos participantes”, João Miguel.
O projeto tem âmbito nacional e é dirigido a todas as escolas brasileiras, sendo realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas. “A primeira etapa da Olimpíada de Matemática acontece no dia 30 de maio e, a segunda, no dia 7 de outubro. Serão premiados alunos, professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação pelos melhores desempenhos nesta edição. As premiações serão em nível regional e nacional”, informou o secretário de Educação.