BARRA MANSA
O secretário de Educação, Marcus Vinícius Barros, realizou nesta quinta-feira, 11, uma breve análise do período de retorno às aulas em modelo híbrido em Barra Mansa. Nesta sexta-feira, 12, encerra-se a segunda semana do retorno às aulas da rede municipal e de acordo com ele o resultado foi positivo.
Diante dos desafios de cumprir os protocolos de segurança sanitária e promover a aprendizagem dos alunos em tempos de enfrentamento à pandemia da Covid-19, o secretário lembrou que os trabalhos em mecanismos que viabilizassem a retomada do ano letivo vêm acontecendo desde 2020.“ Em outubro, conseguimos constituir o Comitê Municipal de Volta às Aulas, formado por integrantes das secretarias de Educação e Saúde, entidades representativas da sociedade civil e da categoria educacional tanto em nível público, quanto privado. A ação foi validada pela Procuradoria Geral e o Ministério Público, junto ao Poder Judiciário”, disse Marcos Vinícius.
O secretário reforçou ainda todas as medidas que foram tomadas para que a volta às aulas pudesse acontecer com segurança para os estudantes e familiares. “Dessa maneira formamos um cinturão de proteção para que as famílias se sentissem seguras em enviar as crianças à escola. Apesar de ainda estarmos iniciando o retorno ao que tem sido chamado de ‘novo normal’, à volta às aulas traz outros impactos na sociedade já que permite que muitas mães também desenvolvam suas atividades profissionais com maior tranquilidade”, comentou o secretário.
A primeira semana de aulas, de 1º a 05 de março, envolveu 3.330 alunos, divididos em Educação Infantil (Pré-II), Ensino Fundamental I Anos Iniciais (ciclo 1/2 ano e 4/5 ano), Ensino Fundamental II Anos Iniciais (ciclo 8/9 ano) e EJA (Alfabetização e Fases Iniciais / Fase VIII). A segunda semana, entre os dias 8 e 12, foi destinada ao mesmo quantitativo de alunos, Cerca de 65% deles compareceram às aulas, até porque o retorno presencial foi uma opção oferecida às famílias, ou seja, não foi obrigatório.
MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADA
A Secretaria de Educação preparou as 68 unidades de ensino com adaptações físicas e estruturais como a implantação do ensino híbrido (métodos de aprendizado online e presencial); continuidade do Canal no YouTube Do Aprender ao Ensinar; Acesso de alunos e professores à plataforma de ensino BM Educação, através Google Sala de Aula, a partir do dia 15 de março.
Medidas coletivas como a organização dos alunos, de forma escalonada, para frequentarem as aulas presenciais; manutenção de portas e janelas abertas para ventilação do ambiente; garantia a adequada comunicação visual de proteção e prevenção de risco à Covid-19; organização da rotina de limpeza do ambiente de trabalho e dos equipamentos de uso individual; higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%; Utilização de máscaras, conforme orientação da autoridade sanitária, de forma a cobrir a boca e o nariz, entre outras iniciativas.
Além de medidas individuais para alunos e professores como, não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, materiais de escritórios, livros e afins e medidas cotidianas como aferição da temperatura de servidores, estudantes e colaboradores na entrada da Instituição e de salas e ambientes fechados.