BARRA MANSA/BRASÍLIA
O secretário de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, cumpriu agendas em Brasília entre terça e quarta-feira, dias 14 e 15. Ele se reuniu com o deputado federal Marcelo Queiroz, que agendou uma reunião do secretário com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O encontro aconteceu hoje, com a diretora de infraestrutura, Sandra Knupfer. Beleza solicitou linhas de crédito para auxiliar produtores que tiveram prejuízos com as chuvas e ainda apresentou a minuta de um projeto pioneiro no Estado, que seria o Plano Específico de Zoneamento Rural.
Sobre as linhas de crédito, destacou que os prejuízos com as chuvas afetaram a produção de leite e hortaliças, pecuária de corte agronegócio e turismo. Isso devido as quedas de energia, problemas em estradas e alagamentos. Diz que dos 650 produtores de Barra Mansa, cerca de 90% foram afetados. “Estamos buscando soluções que viabilizem a retomada das atividades comerciais e o fortalecimento dos produtores”, disse.
Sobre as estradas, disse que todos os distritos foram afetados com as chuvas e que a prefeitura ainda trabalha na recuperação de diversos acessos, como em Floriano, Rialto, uma grande erosão em Amparo, na estrada de Glicério, Carfanaum.
Segundo o secretário Beleza, Barra Mansa tem desenvolvido um projeto para criar em lei um plano de zoneamento rural. Disse que nenhuma cidade do estado tem isso definido em lei. Atualmente está em debate nos conselhos da cidade e, em breve, será realizada uma audiência pública para depois a Câmara de Vereadores fazer a votação da medida. O projeto tem mais de 100 artigos e versa sobre a regulamentação dos usos permitidos em áreas localizadas fora dos perímetros urbanos distritais, disciplinando construções e atividade.
O secretário também solicitou à diretoria do Incra a realização de obras de infraestrutura na Fazenda do Salto, em Floriano, área que também sofreu com as chuvas, com comprometimento da ponte de acesso à localidade e outros danos, porque a área é de responsabilidade do órgão federal e a prefeitura tem tentado trabalhar no local. “Cobrei a presença do Incra no assentamento. As pessoas ficaram ilhadas com as chuvas e não apareceu nenhum representante deles”, contou, lembrando que lá estão cerca de 40 assentados, além de outros que ainda estão irregular.
REUNIÃO COM DEPUTADO
Na agenda com o deputado federal Marcelo Queiroz, que já foi secretário de Estado de Agricultura, Beleza entregou pleitos para a retomada da Agro RJ, com a cessão de máquinas para Barra Mansa, que já era realizado pelo então secretário. Lembrou que o projeto de castração do Estado começou pela pasta de Queiroz e pediu que ajude a ampliar em Barra Mansa, assim como outros projetos de saúde animal.
—