PORTO REAL
O município vai participar da Busca Ativa Escolar promovida pela Ministério da Saúde e a Unicef visando evitar e combater a evasão escolar. Um encontro reuniu, esta semana as subsecretárias de Educação, Giovana de Oliveira Silva e de Assistência Social, Aline Gabrig; o coordenador de Saúde Mental, Renato Gomes; além de representantes do Conselho Tutelar e assistentes sociais dos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A reunião foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, no Centro da cidade, e serviu para iniciar um trabalho conjunto que visa o cumprimento das ações previstas no Fluxograma de Busca Ativa Escolar e estabelecer outras estratégias de parceria.
A subsecretária de Educação, Giovana Oliveira, explicou que a Busca Ativa escolar é uma orientação do Ministério da Educação e Unicef para controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. “Na rede municipal o fluxograma de Busca Ativa Escolar foi elaborado pela atual gestão da Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenadora de Orientação Educacional e Pedagógica, Cristiane Sá, em conjunto com orientadores educacionais efetivos da rede”, explicou Giovana, acrescentando que a Busca Ativa Escolar conta com representantes de diferentes áreas, entre elas, Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento, para fortalecer a rede de proteção. Giovana destacou que em cada secretaria há profissionais com um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos; sua (re) matrícula e sua permanência na escola.
Durante o encontro foram levantadas as questões de planejamento de ações e estratégias, além de informações e dúvidas sobre todo o processo. A subsecretária informou que a tecnologia é uma ferramenta importante. “ O uso da tecnologia nos permite agilizar, arquivar e acessar rapidamente as informações, o que auxilia muito na integração do trabalho conjunto entre as secretarias envolvidas em todo o processo. Vale destacar que é vital para a educação o envolvimento das secretarias com o comprometimento em fazer o melhor para, e pelos estudantes da rede municipal de ensino”, complementou.