>
728x90 vacina (1)

Secretarias de Volta Redonda começam a cadastrar flanelinhas que há anos são denunciados por motoristas

Por Tânia Cruz
bnr am aniv barra mansa 970x150

Há anos, os motoristas de Volta Redonda se queixam contra a ação dos flanelinhas, que atuam na cidade, principalmente no bairro Vila Santa Cecília. Sem serem incomodados pelas autoridades locais, eles acabam tirando muita gente do sério. Isso porque exigem atenção até mesmo daqueles que buscam vagas reservadas aos estacionamentos rotativos do município.

Várias foram as tentativas de acabar com a ação ilegal dessas pessoas, mas até o momento as reclamações são constantes. E nesta semana, com a finalidade de solucionar o problema, as secretarias de Ação Comunitária (Smac) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) iniciaram o cadastramento dos flanelinhas.

Na primeira ação, na segunda-feira, 7, os flanelinhas foram abordados por representantes das duas secretarias que realizaram um cadastro e produziu os currículos dos interessados em sair da informalidade. O secretário de Ação Comunitária, Marcus Vinicius Convençal, destacou que a ação também teve o objetivo de levantar o perfil dessas pessoas para saírem da ilegalidade.

As queixas contra os flanelinhas em Volta Redonda aumentam a cada dia. Segundo os reclamantes, mesmo depois de colocarem o ticket para ocupar a vaga do rotativo e até antes da ação, os guardadores chegam juntos exigindo o dinheiro. “Caso a gente não dê a atenção que eles querem ou o dinheiro exigido, corremos o risco de sair do local com o carro arranhado. Isso não é lenda não, é a pura verdade. Eu mesma já passei por isso algumas vezes e para não ficar mais no prejuízo optei por colaborar com esse erro, dando dinheiro a eles”, declarou a enfermeira Jeane de Oliveira Alves, de 36 anos, que necessita de vaga todos os dias no bairro Vila santa Cecília, onde também trabalha. Ela ressaltou ainda que torce para que a iniciativa da prefeitura seja acertada, pois não é que as pessoas torcem contra os flanelinhas, mas sim a favor da tranquilidade de todos. “Com a legalização desses guardadores, todos permanecem trabalhando, mas de forma legal”, completou a enfermeira.

A INTENÇÃO


O secretário de Ação Comunitária informou que a intenção da Smac em parceria com a SMDET é traçar o perfil sócio econômico dessas pessoas, identificando também suas vocações e potencial e depois encaminhar para o serviço do Sine e cursos que hoje são oferecidos na cidade. A abordagem, segundo ele, foi realizada pela equipe do Departamento de Proteção Especial da secretaria.

O secretário lembrou que mais de 15 flanelinhas se interessaram pelo cadastro que foi realizado no ônibus da Smac. O veículo permaneceu no Jardim dos Inocentes. Segundo um dos cadastrados Douglas Silva, de 25 anos e que já trabalha de forma informal como flanelinha o cadastro é muito importante. “Já tem um tempo que estou trabalhando assim. Uma boa oportunidade pra quem quer trabalhar de forma formal. Os motorista não nos olham de forma positiva e por isso, quero sair dessa situação”, informou.

A AÇÃO

O prefeito Samuca Silva também falou sobre a ação. Disse que em breve um novo sistema de estacionamento será implantado. “Com o VR parking teremos uma nova forma de estacionar na cidade. O edital está sendo avaliado há meses pelo Tribunal de Contas, que tem ajudado a aperfeiçoar o edital. Com ele a Guarda Municipal terá apoio na ordem pública e facilitará os motoristas a estacionar na cidade. Realizamos esse cadastro para mapear os que ainda estão trabalhando de forma informal e para colaborar para que eles consigam um emprego através das ferramentas da prefeitura, que foram disponibilizados”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães também destacou que os cadastrados ganharam a confecção de um currículo feito pela secretaria. “Elaboramos um currículo dos cadastrados e encaminhamos para o Sistema Nacional de Empregos (Sine) para que também seja feito o cadastro nacional. Queremos conhecer a realidade dessas pessoas e fazer a inserção no mercado formal de trabalho. Esse foi primeiro passo de diversas ações que estão sendo realizadas pela prefeitura visando melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, concluiu o secretário.

 

 

 

você pode gostar

3 Comentários

Marlon 8 de janeiro de 2019, 21:52 - 21:52

Bando de atoa , e tremenda falta de peito do poder público , multar multa mas pirar esses babaca tem medo , o vendedor de pipoca e etc. São repreendido e humilhados já esses babaca ninguém faz nada , patética essa guarda e autoridades competentes, quer dizer incompetentes !!!

R. Freitas 15 de fevereiro de 2019, 12:25 - 12:25

Realmente esta insuportavel, mesmo pagando o estacionamento, ainda tem que deixar o guarana, o cafe, etc, quando voce deixa com um o outro vem perguntar se ja deixou o cafe, e pelo visto nao adianta reclamar…

R. Freitas 15 de fevereiro de 2019, 12:33 - 12:33

Realmente esta insuportavel, todos pedem cafe, guarana, etc, quando voce deixa dinheiro com um deles, outro vem perguntar se ja deu moral e deixou o do cafe e isto tendo que pagar o estacionamento, pelo visto nao adianta reclamar né….

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos