Secretaria se reúne com pais para tratar sobre mudanças no sistema de creches em Angra dos Reis

0

Foi realizada uma reunião na manhã na Casa Larangeiras para esclarecer as mudanças que acontecerão no sistema de creches da cidade. A realização foi da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e envolveu mães e pais de alunos, funcionários e proprietários de creches e representantes de associações de moradores. Por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), sob pena de multa, os convênios com creches particulares serão encerrados, pois a prefeitura arca com a maior parte dos valores para o funcionamento e a contrapartida das entidades é muito pequena. Esse fato é o problema, segundo o TCE. Na última semana, manifestantes interditaram a Rodovia Rio-Santos (BR-101), altura do bairro Santa Rita do Bracuí, contra o fim dos convênios.

Foi explicado no encontro que nada impede o funcionamento das creches que perderam o convênio, mas a prefeitura não poderá mais ajudar. Para amenizar as vagas, foi informado que serão ofertadas creches municipais para todas as crianças que forem afetadas pelas mudanças. Elas serão realocadas para novas unidades de ensino, de acordo com seus endereços, para que os efeitos sobre essa mudança sejam reduzidos.

A secretária de Educação, Stella Salomão, a prefeitura trabalha para que novas creches sejam inauguradas nos mesmos bairros onde se localizam as unidades que perderam o convênio. “É uma medida que leva tempo, esperamos que até o meio do ano essas crianças possam voltar a estudar em seus bairros. Isso também pode acontecer antes, mas de qualquer forma, contamos com a compreensão das mães e pais”, disse.

Deixe um Comentário