Secretaria Extraordinária da Covid-19 aponta diminuição de contaminação na região

0

RIO

A nova atualização do painel de indicadores sobre a pandemia, realizada pela Secretaria Extraordinária da Covid-19, aponta que o Médio Paraíba sofreu uma diminuição no risco de contaminação da doença. Os dados, que foram atualizados na terça-feira, dia 4, mostra que as regiões metropolitanas I e II, Centro-Sul e o Norte do estado também estão com menor risco. Essas áreas são indicadas pela bandeira amarela, que representa risco baixo.

O estudo adota critérios validados pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasens) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

De acordo com a secretária extraordinária de Covid, Flávia Barbosa, as oscilações são esperadas e a pasta está em diálogo constante com os municípios que registram as maiores variações. “Quando uma região reduz seu risco para coronavírus numa quinzena, não quer dizer que não possa ser revisto. A pandemia é uma análise viva e não é possível lidar com todos os 92 municípios de forma única. Considerando a heterogeneidade da curva epidêmica, faz-se necessária uma análise regional para subsidiar a tomada de decisão na esfera local”, destacou.

A nova versão do Pacto Covid foi analisa a Semana Epidemiológica 29 (de 12 a 18 de julho) em relação à Semana Epidemiológica 27 (28 de junho a 4 de julho).  É importante ressaltar que o material é um dos estudos utilizados para basear decisões governamentais e que as medidas relacionadas ao nível de risco são apenas recomendações, podendo ser acatadas ou não nos decretos oficiais.

Situação do estado

Já as regiões Noroeste e Baixada Litorânea, que estavam na bandeira amarela no último Painel Covid de julho, passaram agora para a bandeira laranja, indicando risco moderado. As regiões da Baía de Ilha Grande e Serrana se mantiveram na bandeira laranja. O nível de risco para o Estado, como um todo, também é baixo, indicado pela bandeira amarela.

Sobre o estudo

Para a classificação do Pacto Covid, são considerados os indicadores de taxa de positividade de pacientes testados para coronavírus; e de variação de casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); de taxa de ocupação de leitos destinados a SRAG; e de previsão de esgotamento de leitos de UTI para SRAG. As recomendações de isolamento social variam de acordo com cada nível de risco. A coloração das bandeiras e os riscos indicados variam entre roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

Deixe um Comentário