Secretaria estadual de Turismo e TurisRio, debatem turismo pós-pandemia com prefeito Rodrigo Drable

0

BARRA MANSA

O prefeito Rodrigo Drable, recebeu na manhã desta terça-feira, dia 25, o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, e o vice-presidente da TurisRio, Fernando Costa  para tratar da retomada do turismo no pós-pandemia. O evento aconteceu no Centro Cultural Fazenda da Posse, no bairro Barbará e contou com a presença da vice-prefeita Fátima Lima, vereadores, do prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis,  da gerente de Turismo, Bella Santos, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, Bruno Paciello, do presidente da Câmara, Luiz Furlani, e outras representatividades da sociedade e de entidades.

De acordo com o prefeito Rodrigo Drable, antes de se discutir turismo o município precisava melhorar demais setores, como saúde e educação. “Ao assumir a gestão, encontramos UPAs fechadas, professores sem piso salarial, salários atrasados, um verdadeiro caos. Arrumamos a casa, reestruturamos setores, tiramos o Pátio de Manobras do papel, estamos revitalizando o centro, equipamos o setor agrícola. Agora podemos discutir turismo, ainda mais num momento tão difícil quanto este. Turismo não é transitório ou passageiro, tudo o que implantarmos será usado em prol de toda a população futuramente. Por isso estamos desenvolvendo ações de planejamento”, explica o prefeito.

Exemplo dessas ações é o fomento do artesanato local, e do potencial do Projeto Música nas Escolas. “São dois projetos que elevam o nome de Barra Mansa a todo o Brasil e internacionalmente. Temos uma Orquestra e demais grupos musicais, conceituados e renomados, criamos o Festival de Musica Internacional e recebemos músicos de todo o mundo, criamos também o Ciclo Turismo”, destaca o prefeito comentando também do reconhecimento do Amázzoni Gin, premiado no World Gin Awards 2021, na Inglaterra, na categoria ‘Melhor Gin Old Tom Brasileiro’.

Rodrigo aproveitou a solenidade para pedir ajuda ao o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, para a construção da sala de espetáculos no Parque da Cidade.

Tutuca, em sua fala apresentou números do turismo em 2019 que ressaltam a importância de se investir no setor. De acordo com ele o turismo contribuiu com $ 3.9 trilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) Mundial, no Brasil foram sete milhões de empregos gerados, além de representar 7% da economia nacional. Somente em 2019, o país recebeu 6.350 milhões de turistas internacionais, e destes, 1.200 milhão foram recebidos no Rio de Janeiro.

Tutuca apontou dados importantes para o interior do estado. De acordo com ele 66% dos turistas que procuram o Brasil, querem contato com a natureza e 57% deles, priorizam pela viagem de carro.  “O Rio de Janeiro é um dos maiores captadores turismo estrangeiro. Barra Mansa está localizada estrategicamente em um ponto central de três estados, Minas, Rio e São Paulo, conta com atrativos naturais e tem tudo para potencializá-los para isso, precisamos do plano de ação”, destaca o secretário.

Durante a reunião, Tutuca, destacou alguns dos projetos que a secretaria vem realizando para fomentar o setor como o portal único de divulgação, o Turismo.RJ; a sinalização turística, o projeto Turismo RJ mais perto, núcleo de atendimento ao turismo. “Acreditamos que o setor voltará a se fortalecer no segundo semestre, por isso estamos também com o projeto ‘Rio de Janeiro continua lindo e mais perto’ que divulgaram as belezas do interior do estado. Barra Mansa, como já está bem organizada, ganhará destaque no projeto. Outro ponto importante a destacar é o plano de turismo para os próximos dez anos que estamos elaborando, junto com o trade turístico, gestores, e profissionais da área”, cita.

Pensando no pós-pandemia. Tutuca, destaca que a subsecretaria de eventos está criando um calendário estadual para divulgação dos principais eventos municipais.

 

 

Deixe um Comentário