SUL FLUMINENSE
A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), em parceria com as Prefeituras de Volta Redonda e de Vassouras, inaugura nesta segunda-feira, dia 16, dois novos postos de atendimento ao trabalhador na região Sul Fluminense. Os municípios de Volta Redonda e Vassouras terão postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), a unidade da Cidade do Aço será destinada ao atendimento com serviço de entrada ao seguro-desemprego, emissão da carteira de trabalho e a intermediação de mão de obra, indicando candidatos às vagas de emprego das empresas anunciantes.
Em Valença, o posto local será destinado para o serviço de entrada do seguro-desemprego e a intermediação de mão de obra. Segundo a Setrab, o Sine de Volta Redonda funcionará na Avenida Antônio de Almeida, nº 46, e terá a inauguração às 11 horas. Na cidade de Vassouras, o Sine funcionará na Avenida Otávio Gomes, nº 395 e terá as instalações inauguradas às 15 horas.
O Sine é um órgão do Ministério do Trabalho e Emprego, gerenciado pelos estados e municípios. Seu principal objetivo é intermediar a mão de obra para empresas através das agências espalhadas por todo o país e ainda, de forma online, pelo site do Sine. O posto controla o pagamento do seguro-desemprego e apoia o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (Proger). Com uma unidade operante, o município pode consolidar ações relacionadas ao mercado de trabalho, identificar o trabalhador por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social e fornecer subsídios ao sistema educacional e de formação de mão de obra para a elaboração de suas programações.
A Secretaria de Trabalho e Renda confirmou que os novos postos do Sine integram o processo de renovação e adequação dos serviço no interior do Rio de Janeiro. Pela parceria entre estado e municípios, cada prefeitura pode ceder servidores para o atendimento, além daqueles destinados pela Setrab, que mantém o aporte logístico, técnico e realiza o treinamento e capacitação dos novos atendentes. Na unidade eles operam o sistema digital interligado com a Setrab e o Ministério do Trabalho. “Com as novas agências nas duas cidades, moradores daquela parte do estado vão poder ter acesso à emissão do Seguro, Carteira de Trabalho e Intermediação de Mão de Obra mais facilmente”, afirma o secretário de Trabalho e Renda, Milton Rattes.