Secretaria de Trabalho e Renda retoma a emissão da carteira de trabalho digital em Quatis

0

QUATIS

A emissão gratuita da carteira de trabalho digital será normalizada em Quatis, após a suspensão temporária desde 2018, devido a um problema técnico no sistema de dados. Segundo a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, os interessados em obter o documento poderão se dirigir à sede da Secretaria que funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, no segundo andar do Centro Administrativo 25 de Novembro.

Desde 2017, o total de 320 carteiras de trabalho digital foi emitido pela Prefeitura de Quatis, no serviço que tem a parceria da Secretaria Especial de Previdência e do Trabalho do Ministério da Economia. No ato de solicitação da emissão do documento, os trabalhadores interessados precisam apresentar os seguintes documentos originais: carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou certidão de casamento e comprovante de residência.

No caso de requisição da segunda via, será necessário apresentar também a cópia do boletim de ocorrência da Polícia Civil sobre o extravio do documento. “No ano passado, tivemos que suspender temporariamente a emissão da carteira de trabalho digital na Prefeitura de Quatis devido a um problema técnico constatado no sistema responsável pela liberação do documento. Agora, conseguimos sanar este impeditivo graças ao apoio dos funcionários da Agência do Trabalho de Resende, cujo chefe é o servidor Sebastião Carlos dos Anjos, a quem a Prefeitura de Quatis agradece pelo apoio que está possibilitando a retomada do serviço”, disse o secretário municipal de Trabalho e Renda, Vinícius Lima, acrescentando que a entrega do documento ao seu portador acontece em no máximo 15 dias, na própria prefeitura.

CONTRA A FRAUDE

A carteira de trabalho digital é considerada um documento seguro, que impede fraudes, detecta automaticamente se o portador está recebendo algum benefício de maneira irregular e relaciona todos os vínculos empregatícios do trabalhador.