Volta redonda
Os trâmites entre a Secretaria de Saúde de Volta Redonda e os hospitais São João Batista e Retiro seguem pelo terceiro dia consecutivo, para que daqui a 30 dias as unidades sejam administradas pelo município. Segundo divulgado pela prefeitura, nessa quarta-feira, dia 2, uma Comissão Permanente montada pela secretaria iria atuar na transição da gestão, com intuito de garantir o abastecimento de insumos, salários dos profissionais e a qualidade do atendimento a população.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Flavia Lipke, a transição visa garantir a manutenção do serviço. Atualmente as unidades são geridas por Organizações Sociais (OS) e a intenção é rescindir os contratos de gestão dos hospitais. Flávia destacou que todos profissionais que estão atuando nas duas unidades serão contratados por tempo determinado de seis meses diretamente pelo município.
“Criamos comissões para atuar nessa transição nos dois hospitais. Isso vai garantir a transição e o acesso à população a saúde de qualidade. A SMS irá garantir o atendimento e o abastecimento”, comentou, acrescentando que as organizações estavam deixando a desejar nas metas de atendimento a população. “As notícias recentes sobre as operações das OSs no Rio nos fazem tomar medidas de legalidade e transparência”, destacou a Secretária.
Uma reunião com os servidores que são chefes dos setores do Hospital São João Batista aconteceu na última segunda-feira, dia 31. Logo após, foi feita uma reunião com os profissionais do Hospital do Retiro. No dia 1º a Secretaria de Saúde se reuniu com coordenadores médicos HSJB para tratar sobre o assunto. “Estamos realizando essa transição com a maior transparência e diálogo. Com a comissão, vamos garantir todo abastecimento e pagamentos. A qualidade do atendimento a população é a nossa prioridade”, finalizou.