BARRA MANSA
A Secretaria de Saúde, de Barra Mansa, realizou na tarde desta segunda-feira, dia 11, uma reunião com médicos das 54 equipes de unidades de saúde do município. Além de fazer um balanço do trabalho realizado ao longo do ano, o encontro também abordou temas que irão impactar a atuação da pasta, como o novo modelo de financiamento e os novos indicadores da Atenção Primária à Saúde, que entrarão em vigor em 2025, conforme portaria publicada pelo Ministério da Saúde.
O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, enfatizou que a trajetória ascendente de sucesso na Atenção Primária de Barra Mansa é consequência do trabalho de cada uma das equipes, incluindo os médicos das unidades e as equipes do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), além de ter dado mais detalhes sobre as mudanças na avaliação do serviço realizado no município.
“Nós somos chamados agora de eAP (Equipe de Atenção Primária). Com a portaria, vai mudar aquela visão que nós tínhamos antes com base na quantidade. Quando foi iniciado o Previne Brasil, falava-se muito de quantidade. Quanto mais cadastros, melhor. O modelo que entrou em vigor em maio deste ano desconstrói essa ideia e passa a focar na qualidade do atendimento e da unidade. Nós estávamos habituados a fazer a avaliação do município como um todo, a partir de uma média numérica de todas as equipes. Após a portaria, não existe mais a nota, mas sim a qualificação e avaliação individual por equipe”, informou o secretário, que destacou também que, devido à mudança, Barra Mansa agora só pode ser classificada em comparação com municípios acima de 100 mil habitantes.